DESAFIO

Macaca tem dúvida para enfrentar o Sport

Hélio dos Anjos estuda melhores opções para enfrentar o Sport

Júlio Nascimento
28/05/2022 às 18:16.
Atualizado em 29/05/2022 às 10:13
Mesmo jogando fora de casa, meta da Ponte Preta é retomar o caminho das vitórias na Série B do Brasileiro (Diego Almeida/Pontepress)

Mesmo jogando fora de casa, meta da Ponte Preta é retomar o caminho das vitórias na Série B do Brasileiro (Diego Almeida/Pontepress)

Precisando melhorar os números ofensivos, o técnico Hélio dos Anjos definirá no treino deste domingo quais os escolhidos que vão formar a lista de relacionados para a viagem até Recife. A Ponte Preta enfrenta o Sport, na próxima terça-feira, em duelo da décima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

O primeiro esboço de equipe com dois atacantes de referência ocorreu, sem sucesso, contra a Chapecoense. Lucca e Pedro Júnior acabaram pouco acionados. Antes, Hélio dos Anjos também testou a presença de Matheus Anjos atuando como falso nove com Echaporã e Danilo Gomes como jogadores de movimentação pelos lados do campo.

A mais eficaz formação, utilizada nas duas vitórias da equipe na competição, foi formada por Lucca, Danilo Gomes e Echaporã - todos estão à disposição para a próxima rodada contra o Leão. Neste desenho, Lucca recebe a ordem de ser o jogador de referência e atua mais centralizado. Echaporã se desloca preferencialmente no lado direito, enquanto Danilo Gomes se movimenta pela esquerda.

A comissão técnica observou as alternativas durante os treinamentos da semana. Além dos jogadores citados, Hélio dos Anjos também vem observando os meias Dodô e Fessin, além do atacante Luiz Fernando, acionado nas duas últimas partidas da Série B.

"Estamos tentando revitalizar nosso time. Nos últimos jogos, o nosso problema foi de conjunto e ações. A estratégia foi importante, mas faltou qualidade para aplicar dentro de campo e estamos estudando as alternativas para driblar essas situações", apontou Hélio dos Anjos.

A qualidade citada pelo treinador pontepretano está na construção do jogo ofensivo. Em nove partidas, a Macaca finalizou 103 vezes, mas tem apenas 31% de aproveitamento. Só 32 chutes foram no alvo e apenas sete destes exigiram defesas difíceis dos goleiros adversários.

Incomodar mais os rivais está entre as estratégias planejadas pela comissão técnica nos treinamentos. Isso passa também pelo setor de articulação. De acordo com números do Footstats, a Macaca é o time que mais recupera a bola do adversário, mas também o segundo time que perde mais rápido, atrás apenas da Chapecoense.

"O jogo não está fluindo e estamos trabalhando em cima disso. Na última partida, não tivemos lucidez e por isso não conseguimos construir jogadas mesmo no campo do adversário. Mas o grupo está comprometido e está trabalhando muito para dar a volta por cima e sair da parte de baixo da tabela", concluiu Hélio dos Anjos.

Neste domingo, o treinador da Macaca também vai definir quem será o substituto de Thiago Oliveira, suspenso pelo terceiro amarelo. O experiente Fabrício, mesmo envolvido em falhas nos jogos recentes da equipe, se transforma no principal candidato à titularidade por conta da cautela com o jovem Douglas Mendes.
Por outro lado, o volante Ramon Carvalho e o atacante Danilo Gomes voltam de suspensão. Lucca, Artur e Norberto, desgastados dos últimos jogos, participaram normalmente das atividades durante a semana. A tendência é que permaneçam entre os onze para o jogo de terça-feira, na Ilha do Retiro. 
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por