Léo Cupertino aposta em preparação física de alto nível na Série C (Marcos Ribolli)
Contratado no início da temporada para colocar em forma um grupo com prevalência de jogadores acima dos 30 anos, o preparador físico Leonardo Cupertino aposta que novos frutos serão colhidos a partir da estreia na Série C do Campeonato Brasileiro, entre os dias 12 e 14 de abril contra o Figueirense, na casa do adversário. Segundo ele, a pior fase da temporada já foi ultrapassada. “O Campeonato Paulista foi atípico pela fórmula de disputa. Procuramos trabalhar algumas capacidades físicas para aquele momento. Agora, ganhamos um espaço maior para trabalhar, em uma competição que tem um jogo por semana”, afirmou o profissional.
Um fator ficou no passado. Apesar da maioria do elenco encontrar-se acima dos 30 anos, a dedicação e comprometimento de todos ultrapassou todas as expectativas e não há risco de desgaste acentuado por causa da idade dos atletas. “Nós já temos uma vivência sobre essa situação. Você precisa entender o elenco que tem na mão. E eles se cuidam absurdamente e isso foi mostrado nos trabalhos e nos jogos”, disse Cupertino.
Como a folga no calendário será maior, Cupertino acredita em uma melhoria de rendimento físico e técnico dos jogadores na Série C. “Os atletas enfrentaram uma competição muito difícil (Campeonato Paulista), mas agora vão ter tempo para poder recuperar de um jogo para o outro. Estamos esperançosos”, arrematou.
Com tantos atletas oriundos de diversas partes do Brasil, é natural que a equipe de preparação física tenha dificuldades para uniformizar a condição física de todos. Em uma primeira etapa, Cupertino conversou com colegas de profissão para entender o estado físico de cada um dos reforços recebidos. “Nós conversamos com os atletas e fizemos muitos exercícios e trabalhos de força para poder segurar essa musculatura no Campeonato Paulista. Agora, temos buscado outras capacidades físicas que precisamos evoluir neles. Os atletas que chegam, nós trazemos o histórico deles, avaliamos e vamos gradativamente encaixando os trabalhos que fazemos aqui”, explicou o preparador físico.
Ele aposta nas atividades em academia para acelerar o tempo de adaptação dos novos jogadores que estão á disposição do técnico Alberto Valentim.
A Ponte tentará duas ou três contratações antes do fechamento da janela extraordinária de transferência no dia 11 de abril. Uma operação cancelada foi entre Ponte Preta e Paysandu pelo lateral-esquerdo Kevyn. O negócio estava alinhado para ocorrer após a realização dos campeonatos estaduais, mas uma lesão do atleta atrapalhou os planos dos clubes. O jogador teve uma lesão em jogo da Copa Verde.
Jogos da Ponte Série C
Figueirense x Ponte Preta
Ponte Preta x Retrô
Confiança x Ponte Preta
Ponte Preta x Anapólis
Ituano x Ponte Preta
Ponte Preta x Brusque
Náutico x Ponte Preta
Ponte Preta x Ypiranga
Ponte Preta x ABC
Maringa x Ponte Preta
Ponte Preta x Tombense
São Bernardo x Ponte Preta
Ponte Preta x Floresta
Caxias x Ponte Preta
Ponte Preta x Guarani
Botafogo-PB x Ponte Preta
Ponte Preta x Itabaiana
CSA x Ponte Preta
Ponte Preta x Londrina
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram