PARCERIA COM A TORCIDA

Macaca confia no fator casa para o dérbi 204

Ponte Preta espera pelo apoio da torcida no Moisés Lucarelli

Júlio Nascimento
16/08/2022 às 12:31.
Atualizado em 16/08/2022 às 12:31
Com o apoio da torcida, Ponte Preta não perde há dois meses quando atua no Majestoso (Álvaro Jr./PontePress)

Com o apoio da torcida, Ponte Preta não perde há dois meses quando atua no Majestoso (Álvaro Jr./PontePress)

A Ponte Preta entrou de cabeça na semana do dérbi 204. A partida de sábado, às 11h, no Moisés Lucarelli, valerá os mesmos três pontos que a Macaca deixou escapar na partida contra o Brusque na última rodada, mas existem outros ingredientes em jogo, além da grandeza do clássico em si.

Entretanto, o dérbi ganhou ares de decisão por se tratar de um confronto direto contra a zona de rebaixamento. O Guarani é o primeiro time no Z-4 com 23 pontos contra 29 da Macaca. No pensamento do lado pontepretano, uma eventual vitória pode gerar estabilidade para a campanha da equipe na Série B e, além disso, aumentar a dramaticidade da campanha do rival.

Mas o clássico contra o Guarani também pode significar afirmação para o time de Hélio dos Anjos. O treinador chegou a ficar ameaçado após a última derrota dentro de casa, diante do Londrina, em duelo da 12ª rodada, no dia 11 de junho. Na ocasião, o presidente Marco Antônio Eberlin publicamente respaldou a comissão técnica e prometeu a chegada de reforços para alavancar o rendimento da equipe.

Desde então foram 12 jogos com quatro vitórias, cinco empates e três derrotas – todas atuando como visitante. A promessa de Hélio dos Anjos por uma equipe mais forte em casa funcionou. O aproveitamento no Majestoso é de 57,5% dos pontos disputados. Foram 11 jogos em casa: cinco vitórias, quatro empates e duas derrotas.

O fator casa tem sido primordial para resultados positivos da Macaca em clássicos. Apesar de não vencer o Guarani há quatro partidas - sendo duas derrotas e dois empates -, o retrospecto recente no Majestoso é altamente positivo. Desde a vitória do Bugre em 2009, a Macaca não foi derrotada atuando diante do seu torcedor: cinco vitórias e três empates em oito jogos.

Novas opções

Em busca da sua primeira vitória no clássico campineiro, Hélio dos Anjos vai modificar a equipe. Após cumprir suspensão no jogo contra o Brusque, o zagueiro Fábio Sanches fica à disposição e deve formar dupla com Mateus Silva. Recuperado de lesão, Thiago Oliveira também é opção se a decisão for por um esquema com três zagueiros.

O departamento médico também liberou o lateral Norberto e o atacante Leandro Barcia para a última fase da transição física. A presença do jogador uruguaio nos próximos jogos será fundamental para acirrar a disputa pela vaga de Everton, lesionado.

Fessin e Nicolas são opções para compor o ataque com Lucca. Os dois jogadores foram aproveitados nessa função de maior proximidade da área, mas não têm a característica de Everton e a comissão técnica ainda avalia opções pensando também no estilo de jogo do adversário. Hélio dos Anjos tem priorizado ficar com a bola e um jogo proativo dentro de casa.

Everton

A cirurgia no tornozelo esquerdo do atacante foi realizada com sucesso, no Hospital Vera Cruz, em Campinas. O coordenador do departamento médico da Ponte Preta, doutor Felipe Abreu, acompanhou o atleta, que deve retornar aos gramados apenas em 2023.

“A cirurgia saiu conforme o planejado. Não foi encontrada nenhuma lesão adicional, além daquelas que havíamos diagnosticado com os exames. Abordamos a fratura e a lesão ligamentar do tornozelo esquerdo e agora é iniciar o processo de reabilitação”, explicou o médico pontepretano.

Uma das principais apostas da diretoria para o segundo turno da Série B, Everton disputou apenas três partidas e se machucou em dividida com Zé Mateus na partida contra o Brusque na última rodada. Emprestado pelo Grêmio, o atleta está nos planos da Macaca para a Série A2 do Campeonato Paulista no ano que vem.

“A cirurgia foi um sucesso. O doutor disse que ele vai voltar muito bem, que o pé ficará zerado.Foi um alívio para toda a família. disse o senhor Evandro Silva, pai de Everton.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por