Jean Dias (à frente) durante treinamento com elenco pontepretano (Marcos Ribolli)
Em julgamento realizado na tarde de ontem, na Quarta Turma Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, no Rio de Janeiro, o atacante Jean Dias foi penalizado com uma advertência em virtude de sua expulsão contra o Concórdia, no dia 26 de fevereiro, em partida válida pela fase inicial da Copa do Brasil, quando a Alvinegra perdeu por 2 a 1. Com a decisão, o jogador está apto para atuar amanhã, às 17h, contra o Confiança (SE), na Arena Batistão, em Aracaju, pela Série C do Campeonato Brasileiro. A notícia produz alívio ao técnico Alberto Valentim, sem possibilidades de convocar o centroavante Jeh, em fase final de recuperação de cirurgia.
Durante o julgamento, foi requisitada a reprodução do lance em que o atacante reclama de uma falta não marcada sobre Serginho, aos 37 minutos do segundo tempo. Sem a marcação, ele agarra o árbitro paranaense Lucas Casagrande, que o expulsa de imediato.
Antes, o advogado de defesa, Ricardo Horta, exibiu um vídeo com a versão do jogador. “O jogo era muito importante para nós, principalmente para o clube. Foi um lance impensado. Teve uma falta e eu fui falar com o juiz e puxei ele, sem intenção. No momento que ele tomou a decisão, pedi desculpas e me retirei do campo”, disse Jean Dias. “Sou contra qualquer atitude de violência. Respeito todos os árbitros. Acatei e me retirei do campo o mais rápido possível”, finalizou.
MANIFESTAÇÃO
Ricardo Horta reforçou os argumentos do atleta, com o objetivo de buscar a absolvição. “O mais importante são os termos da súmula e o relato do árbitro. Ele (Jean Dias) protestou de forma grosseira com a marcação”, disse o advogado, que reconheceu a inadequação da atitude. “Tanto a Ponte Preta quanto seus atletas são contrários a qualquer tipo de desrespeito ou manifestação contrária às marcações da arbitragem, principalmente de forma exacerbada”, completou.
Na análise do caso, os auditores Gustavo Vaugh e Gabriel Fonseca entenderam que a penalidade ideal seria uma advertência. Avaliaram a atitude de Jean como de "pequena gravidade" e sem "qualquer tipo de conduta que configure infração grave". Com esse entendimento, o jogador foi apenas advertido.
RESULTADO
Uma punição mais severa também foi descartada por conta do histórico disciplinar positivo do atleta. Jean foi denunciado com base no artigo 258 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que prevê punição por "conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva" contra membros da arbitragem, ou por reclamar de forma desrespeitosa de suas decisões. A pena prevista varia de um a seis jogos. O jogador está liberado para seguir atuando na Série C.
ESCALAÇÃO
Com Jean Dias confirmado no setor ofensivo, o técnico Alberto Valentim não terá sua defesa completa contra o Confiança. O zagueiro Danrlei Santos segue em recuperação de lesão muscular e deverá ser substituído por Saimon. Com a recuperação de Jeh ainda em andamento, Jonas Toró permanece entre os titulares, ao lado de dois armadores, Elvis e Serginho. A provável escalação tem: Diogo Silva, Maguinho, Wanderson, Saimon e Artur; Emerson Santos, Lucas Cândido, Elvis e Serginho; Jean Dias e Jonas Toró.
NUNCA PERDEU
A Macaca tentará manter o bom retrospecto diante do Confiança (SE). Em seis jogos realizados, a Alvinegra venceu todos, com 14 gols marcados e cinco sofridos. Na Série B de 2021, a vitória por 1 a 0, com gol de Moisés, garantiu a permanência da equipe na segunda divisão nacional.
Torcida
Após o duelo diante do Confiança, em Aracaju-SE,a Ponte Preta recebe o Anápolis-GO, no próximo domingo, dia 4, às 19h30 no Estádio Moisés Lucarelli. Será a primeira partida da Série C do Campeonato Brasileiro que o torcedor alvinegro poderá acompanhar das arquibancadas do Majestoso. No duelo diante do Retrô, em que a Macaca venceu por 1 a 0, os portões ficaram fechados em virtude de uma punição.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram