ALTERAÇÕES

Hélio dos Anjos ensaia mudanças na Macaca

Meta da Ponte Preta é encerrar jejum de dez jogos sem vitória

Júlio Nascimento
19/04/2022 às 20:21.
Atualizado em 20/04/2022 às 09:49
Wesley, Fabrício e Caíque França foram titulares nas duas primeiras rodadas da Série B do Brasileiro (Álvaro Jr./PontePress)

Wesley, Fabrício e Caíque França foram titulares nas duas primeiras rodadas da Série B do Brasileiro (Álvaro Jr./PontePress)

A Ponte Preta espera encerrar o jejum de 10 jogos sem vitória no próximo final de semana. O adversário da vez é o CRB na terceira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida será realizada às 16h, no Moisés Lucarelli, diante do torcedor alvinegro.

A última vitória da Macaca na temporada ocorreu na quinta rodada do Campeonato Paulista. Em jogo marcado pela estreia de Ribamar, o time campineiro venceu a Ferroviária por 2 a 1, em Araraquara, no dia 9 de fevereiro.

Desde então foram sete derrotas e três empates nos dez jogos realizados entre Paulistão, Copa do Brasil e Série B. Mas o que preocupa neste período, entre tantos motivos, é o desempenho do ataque pontepretano. Foram apenas quatro gols marcados. Média de 0,4 gol por jogo, a menor dos últimos quatro anos.

No mesmo recorte destas partidas, a Ponte Preta não conseguiu equilibrar o sistema defensivo e sofreu 18 gols. O sinal de alerta permanece ligado pela dificuldade em neutralizar jogadas dos times adversários que, sem muitas dificuldades, conseguem penetrar no campo de jogo da Alvinegra.

Analisando os números, Hélio dos Anjos utilizou os dois primeiros treinamentos da semana para observar novos jogadores e avaliar mudanças na equipe. “Estamos em um momento difícil, mesmo com campeonato iniciando e jogadores ainda chegando. Antes tínhamos 38 rodadas e agora já temos 36, não podemos esperar, temos que crescer e melhorar a competitividade do nosso time”, explicou o treinador.

A diretoria regularizou mais atletas para a sequência da Série B. O meia Bruno Menezes, de 20 anos, teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário da CBF. Ele foi emprestado pelo Palmeiras até o final do ano e fica à disposição para enfrentar o CRB. Quem também está no BID é o experiente Leandrinho. O atacante de 35 anos não atua desde novembro - quando deixou a Costa Rica -, mas treina há duas semanas e pode ganhar chances pela ausência de Ribamar, afastado dos gramados após romper o tendão de Aquiles.

Com o baixo rendimento de Matheus Anjos e Fessin, além da frustrada formação com três volantes, Hélio dos Anjos ensaia mudanças para fazer a bola chegar em Lucca no ataque. Foram apenas quatro boas chances criadas em duas partidas disputadas na Série B.

Mais opções

No jogo contra o Operário, a Ponte Preta foi escalada com Caíque França; Bernardo, Thiago Oliveira, Fabrício e Artur; Felipe Amaral, Léo Naldi e Wesley; Matheus Anjos, Danilo Gomes e Lucca.

O treinador pontepretano indicou na última entrevista que gostaria de um time com maior velocidade na transição física. A dinâmica dos jogos iniciais sobrecarregou os volantes Léo Naldi e Felipe Amaral. A tendência é que essa base seja modificada a partir do final de semana contra o CRB.

De acordo com dados do Footsats, a Macaca é o segundo time que menos cria chances perigosas e isso passa pela dificuldade de construção das jogadas ofensivas. Os meias Luiz Felipe (ex-Sporting Fonte Nova-PA), Dodô (ex-Nova Venécia-ES) e Walisson (ex-Athletic-MG) também são observados pela comissão técnica.

O Departamento Médico da Macaca também liberou quatro jogadores para treinamento com bola a partir desta quarta-feira. O lateral Norberto volta a disputar a posição de titular com Bernardo, autor do gol contra na última partida. O zagueiro e volante Léo Santos também fica à disposição.

Hélio dos Anjos pode ganhar mais opções para alternar o trio de ataque. Pedro Júnior e João Pedro entram na briga com Echaporã, Danilo Gomes, Douglas Santos e Nicolas por uma vaga ao lado de Lucca no comando ofensivo.

“A comissão técnica vem conversando muito com a gente e passa confiança ao elenco. O grupo sabe do seu potencial e do quanto pode evoluir este ano”, explicou o capitão Fabrício.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por