PELA VAGA

Guarani terá que vencer e torcer amanhã

Bugre chega à última rodada dependendo de uma combinação de resultados para se classificar

Silvio Begatti
22/02/2025 às 13:57.
Atualizado em 22/02/2025 às 15:41
Mateus Sarará deve retornar ao time depois de cumprir suspensão (Raphael Silvestre\Guarani FC)

Mateus Sarará deve retornar ao time depois de cumprir suspensão (Raphael Silvestre\Guarani FC)

Depois de passar a primeira fase inteira na zona de classificação, se revezando entre a primeira e segunda colocações do Grupo B, o Guarani chega à última rodada fora do G2 e dependendo de uma combinação de resultados para avançar às quartas de final do Campeonato Paulista. O duelo decisivo acontece amanhã, às 18h30, na Néo Química Arena, contra o Corinthians.

A chave do Guarani é a única que ainda não tem nenhum dos dois classificados definidos e mantém os quatro integrantes com chances de avançar. O Santos é o líder com 15 pontos, seguido pelo Red Bull, que assumiu a segunda colocação com 14, depois de vencer o Mirassol e contar com o empate do Guarani diante do Velo Clube no Brinco de Ouro. Em terceiro, o time de Campinas soma 12, mesmo número da quarta colocada Portuguesa, que perde no número de vitórias, o primeiro critério de desempate.

Para se classificar, o Guarani vai precisar primeiro fazer a sua parte que é vencer o Corinthians. Depois, torcer para acontecer pelo menos uma de duas situações: empate ou derrota do Red Bull contra a Ponte Preta ou tropeço do Santos diante da lanterna Internacional, em Limeira. A segunda situação é a menos provável porque o Bugre também precisaria tirar uma diferença no saldo de gols em relação ao Peixe.

O contexto atual do Guarani é fruto de uma sequência negativa de resultados. O time não vence há quatro jogos, com duas derrotas e dois empates e apenas um gol marcado na série. Em 12 pontos disputados, ganhou apenas dois. “Infelizmente, tivemos uma sequência um pouco ruim em questão de resultados em momentos que não poderíamos perder pontos”, disse o zagueiro Lucas Rafael.

Na última rodada, o Guarani desperdiçou uma grande chance de encerrar o jejum de vitórias. Ganhava do Velo Clube no Brinco de Ouro até os 51 minutos do segundo tempo, quando sofreu um gol e lamentou o empate por 1 a 1. “A gente ficou um pouco sentido com o resultado contra o Velo, mas precisamos lamber as feridas, sacudir a poeira e pensar exclusivamente no Corinthians”, destacou o defensor, que foi um dos últimos a chegar no elenco montado para o Paulistão e logo assumiu a condição de titular. “Agradeço a confiança do professor Maurício Souza no meu futebol. Em Portugal tive problemas de lesão e agora essa sequência de jogos está sendo muito importante para mim”, falou o zagueiro.

Apesar de destacar que o grupo está imbuído em fazer a sua parte na Néo Química Arena, Lucas Rafael lembra que, independentemente do desfecho da primeira fase, o trabalho realizado no Brinco nesse início de temporada precisa ser valorizado. “Nós alcançamos o primeiro objetivo que era eliminar o risco de rebaixamento. Agora, o fato de chegarmos à última rodada com chances de classificação mostra que o trabalho está sendo bem feito.”

Para a partida contra o Corinthians, Maurício Souza não poderá contar com um dos titulares do meio de campo. Nathan está entre os atletas do grupo que tem resistido às mudanças frequentes realizadas pelo treinador, com presença constante nas partidas, mas amanhã será desfalque por ter recebido o terceiro cartão amarelo diante do Velo Clube. O jovem de 19 anos, campeão brasileiro de aspirantes pelo Red Bull Bragantino sob o comando de Souza, só ficou fora de uma partida nesta primeira fase. Na terceira rodada, contra o São Paulo, no Morumbis, foi vetado por lesão e substituído por Mateus Sarará.

Agora, Sarará novamente deve entrar na vaga de Nathan depois de cumprir suspensão pelo acúmulo de cartões na última rodada. 

Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por