O Guarani, do meia Caio Mello, não depende apenas de suas forças para se classificar (Raphael Silvestre\Guarani FC)
Há trinta e nove dias, um novo Guarani, alvo de desconfiança do torcedor, estreava com vitória no Campeonato Paulista por 2 a 0 sobre o Botafogo, no Brinco de Ouro. Hoje, o time chega à última rodada da primeira fase com chances de classificação para a etapa eliminatória. Para isso, conta com uma combinação de resultados para terminar entre os dois primeiros colocados do Grupo B. De sua parte, terá de vencer o Corinthians, às 18h30, na Néo Química Arena, em duelo que terá transmissão da TV Record. Todos os jogos desta última rodada acontecem hoje, no mesmo horário.
Depois de ser rebaixado à Série C do Brasileiro em 2024, o Guarani passou por uma reformulação e montou uma equipe jovem para 2025, comandada pelo técnico Maurício Souza, especialista na formação de atletas. Caracterizado pelo espírito aguerrido, o Bugre fez uma campanha que permitiu ao torcedor sonhar com a classificação. A primeira meta, que era afastar o risco de rebaixamento, foi alcançada.
Agora, no entanto, o Guarani joga contra o Corinthians cercado por uma certa dose de insatisfação do torcedor. Isso porque, o time conseguiu se manter durante a maior parte da primeira fase na zona de classificação e perdeu essa condição na última rodada, ao cair para o terceiro lugar. Assim, uma vitória hoje não será suficiente para a conquista da vaga. O time também precisará torcer para que o Red Bull Bragantino, vice-líder do Grupo B, não ganhe da Ponte Preta em Campinas ou que o líder Santos perca da lanterna Internacional, em Limeira, de modo que o placar tire a diferença no saldo de gols.
JEJUM
Um triunfo hoje representará para o Guarani a quebra de três séries negativas. Afinal, o time busca encerrar o jejum de quatro partidas sem ganhar e a primeira vitória fora de casa no Paulistão. Além disso, há um tabu em jogo: a última vez que a equipe de Campinas suplantou o adversário foi há seis anos, em 23 de janeiro de 2019, quando fez 2 a 1, no Brinco de Ouro, pelo Paulistão. Depois, ambos disputaram quatro confrontos, com três triunfos corintianos e um empate.
O Guarani entra em campo hoje desfalcado do volante Nathan, que recebeu o terceiro cartão amarelo no empate por 1 a 1 diante do Velo Clube na rodada passada e terá de cumprir suspensão. O substituto deve ser Mateus Sarará, que ficou fora do último jogo pelo mesmo motivo.
Corinthians
O Corinthians, por sua vez, já está com a vaga assegurada à etapa decisiva como líder do Grupo A, com 26 pontos. Dono da melhor campanha da competição, a equipe consolida essa marca com um empate. O técnico Ramón Díaz possui uma nova baixa no elenco. Raniele se machucou no empate por 1 a 1 contra o Universidad Central da Venezuela, em Caracas, pela rodada de ida da segunda fase preliminar da Libertadores, e se junta a Gustavo Henrique no departamento médico. Devido à necessidade de buscar a vitória na Pré-Libertadores, quarta-feira que vem, em Itaquera, o treinador deve apostar novamente no rodízio do elenco, com os titulares sendo preservados.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS x GUARANI
CORINTHIANS: Matheus Donelli; Léo Maná, Torres, Cacá, Matheus Bidu; Charles, Alex Santana, Ryan; Igor Coronado; Romero, Talles Magno. Técnico: Ramón Díaz.
GUARANI: Gabriel Mesquita; Yan Henrique, Raphael Rodrigues, Lucas Rafael e Emerson; Mateus Sarará, Caio Mello e Anderson Leite; Rafael Bilu, Deni Junior e João Marcelo. Técnico: Maurício Souza.
Juiz: Murilo Tarrega Victor
Local: Neo Química Arena.
Horário: 18h30.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.