DESEMPENHO

Guarani tem campanha de G3 com Fernandes

Com aproveitamento de 62,5%, técnico destaca importância de manter a parte mental fortalecida

Silvio Begatti
08/07/2025 às 16:16.
Atualizado em 08/07/2025 às 16:16
O técnico Marcelo Fernandes: quatro vitórias, três empates e uma derrota em oito jogos (Raphael Silvestre\Guarani FC)

O técnico Marcelo Fernandes: quatro vitórias, três empates e uma derrota em oito jogos (Raphael Silvestre\Guarani FC)

Após o empate por 1 a 1 com o Londrina, no último domingo, no Paraná, o Guarani alcançou os 15 pontos na Série C do Campeonato Brasileiro, todos conquistados sob o comando do técnico Marcelo Fernandes, que passou a comandar o time a partir da quarta rodada da competição. Contando com as três derrotas iniciais, o time tem aproveitamento de 45% na competição, conseguiu se afastar da zona de rebaixamento, mas segue fora do G8, a zona de classificação ao quadrangular. Já com Fernandes, os números sobem para 62,5%, uma campanha que deixaria o Bugre hoje entre os três primeiros colocados. 

A boa performance sob seu comando, o treinador atribui à força mental alcançada pelo elenco e aos reforços que chegaram na última janela de transferências. O Guarani tem quatro vitórias, três empates e uma derrota nas oito partidas de Fernandes. No total, 11 rodadas foram disputadas. 

“A diretoria de futebol trabalhou bem e trouxe reforços que deram consistência à equipe”, disse depois do duelo em Londrina. “Além disso, o elenco entendeu o que significa jogar a Série C. Todos estão cientes de que precisaremos de humildade, perseverança e disputar todos os duelos dentro de campo para chegarmos a algum lugar. Se isso acontecer, dificilmente vamos perder algum jogo, pois tecnicamente podemos fazer diferença”, afirma. O Bugre está invicto há seis partidas. 

Em Londrina, Fernandes valorizou o ponto conquistado, principalmente em razão do mau início do time, que entrou em campo desligado na avaliação do treinador. “Nos primeiros minutos, sofremos e nosso goleiro conseguiu nos salvar”, observou. “O problema é que o meia deles estava jogando ao lado do centroavante, o que confundiu a nossa marcação”, justificou. “Depois, acertamos a postura e conseguimos controlar o jogo.” 

As condições do Estádio Vitorino Gonçalves Dias também foram um fator adverso, lembrou. “Tiraram a partida do Estádio do Café e trouxeram para cá, um campo mais acanhado. O gramado também não ajudou. Se fosse diferente, o jogo seria melhor.” Diante do Londrina, o treinador voltou a apostar numa formação com três zagueiros, que tem dado resultado, já que na série de seis jogos sem perder, o alviverde sofreu dois gols. O escolhido para fazer a linha defensiva ao lado dos titulares Raphael Rodrigues e Alan Santos foi Allyson, que estreou com a camisa bugrina. O volante Mateus Sarará, que vinha fazendo a função, foi mais adiantado no meio de campo.

Com cinco pontos conquistados em nove disputados fora de casa, Fernandes salientou que a busca foi pela vitória no Paraná, mas lembrou a importância do resultado obtido. “Buscamos o gol por meio dos nossos laterais, que são a nossa válvula de escape, mas ele veio em um lance de bola parada, que há tempos vínhamos tentando e dessa vez conseguimos”, destacou, referindo-se à cabeçada certeira do zagueiro Raphael Rodrigues após cobrança de escanteio de Diego Torres. “Esse ponto pode fazer a diferença lá na frente. Enfrentamos um grande adversário e fomos valentes.” O Londrina, que abriu o placar no domingo, ocupa a quarta colocação com 20 pontos.

Sequência

Fernandes lembrou que restam oito jogos para o fim da primeira fase e destacou a importância de o elenco manter a parte metal fortalecida em busca da classificação. O Guarani volta a campo no domingo, quando recebe no Brinco de Ouro o Ituano, às 16h30. Será o terceiro confronto direto seguido contra equipes que brigam na parte de cima da classificação, em busca de uma vaga na próxima fase. Na rodada seguinte, a equipe viaja para enfrentar o Anápolis, que ocupa a zona de rebaixamento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por