SITUAÇÃO INCÔMODA

Guarani sofre com a falta de gols

Com atacantes em baixa,meia Giovanni Augusto assume artilharia do Bugre na Série B do Brasileiro

Júlio Nascimento
31/05/2022 às 20:34.
Atualizado em 01/06/2022 às 08:49
Em nove jogos disputados, o Guarani manteve média de 13 finalizações por partida; Giovanni Augusto lidera (Thomaz Marostegan/Guarani FC)

Em nove jogos disputados, o Guarani manteve média de 13 finalizações por partida; Giovanni Augusto lidera (Thomaz Marostegan/Guarani FC)

Um dos artilheiros do Guarani na temporada, com quatro gols marcados, Lucão do Break vive um incômodo jejum: o atacante alviverde não marca há três meses. A última vez em que ele balançou as redes foi na vitória por 1 a 0 sobre o Maricá, no dia 1º de março, quando fez o gol da classificação para a segunda fase na Copa do Brasil.

Desde então, o atacante entrou em campo contra Palmeiras, Ferroviária, Vila Nova, São Bernardo, Corinthians, Brusque, Sport, Grêmio, Ponte Preta, Vasco da Gama e Sampaio Corrêa e soma 815 minutos sem balançar as redes. Neste período, não atuou contra Criciúma e Náutico por opção de Daniel Paulista, além da partida contra o Tombense, quando também ficou no banco de reservas.

Sem os gols do homem de referência, o Bugre marcou apenas dez vezes desde a última vez em que Lucão do Break balançou as redes. Destaque para Giovanni Augusto que marcou três gols desde então e assumiu a artilharia da equipe com seis gols na temporada.

Aliás, Giovanni Augusto foi o responsável por marcar na partida contra o Sampaio Corrêa e diminuir a estatística negativa na Série B. O gol de honra na derrota por 2 a 1 tirou o Bugre dos times com os piores números ofensivos na competição. O Bugre agora tem cinco gols contra quatro da Ponte Preta. 

Apesar dos elogios estratégicos de Marcelo Chamusca, o Guarani tem diminuído o ímpeto ofensivo nas partidas e demonstrou mais dificuldades de criação na partida contra a Bolívia Querida. Ainda assim, de acordo com números do Footstats, o Alviverde segue como o time que mais finaliza na Série B.

Em nove jogos disputados, o Guarani manteve média de 13 finalizações por partida, sendo 48% de aproveitamento para acertar o alvo adversário. O problema é que das 59 finalizações certas foram apenas 5 gols extraídos: aproveitamento de 8% das chances criadas.

Reflexos

O baixo aproveitamento reflete também na situação dos atacantes. Além de Lucão do Break – que não marca há exatos três meses -, outros jogadores da linha ofensiva também estão em baixa: Yago, Maxwell, Ronald e Lucas Venuto, além dos lesionados Júlio César e Nicolas Careca. O único atacante que já marcou na Série B é Bruno José, responsável pelo primeiro gol no empate contra o Náutico.

“Estamos trabalhando para melhorar o aproveitamento porque as jogadas estão sendo criadas. O Marcelo (Chamusca) está colocando em prática os conceitos e estratégias da comissão técnica e tenho certeza que nosso rendimento vai melhorar a partir do confronto com o Vila Nova”, explica Giovanni Augusto.
Com o jejum dos atacantes, o camisa 10 assumiu a artilharia, mas isso passa também pelo aproveitamento na bola parada. Dos seis gols marcados em 2022, Giovanni Augusto marcou quatro em cobranças de pênalti. Foi exatamente assim que ele marcou diante do Sampaio Corrêa mesmo quando estava apagado da partida.

“Nosso objetivo é melhorar e não importa quem esteja marcando. O Guarani tem uma camisa muito forte e pesada para estar nesta situação. Temos totais condições de evoluir nos gols e começar a pensar em uma sequência positiva”, completa o meia.

Ingressos

A oportunidade de melhorar o rendimento será nesta quinta-feira, às 21h30, diante do Vila Nova. O Guarani iniciou a venda de ingressos de forma online na última segunda-feira, mas as bilheterias serão abertas a partir desta quarta, às 9h, com os preços variando entre R$ 20 e R$ 60.

O Bugre volta ao Brinco de Ouro depois de percorrer mais de 12 mil quilômetros para enfrentar Tombense (em Muriaé, Minas Gerais), Vasco da Gama (em Manaus, no Amazonas) e Sampaio Corrêa (em São Luís, no Maranhão). Os dois times são exatamente os últimos colocados na Série B.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por