Bugre mantém a filosofia de buscar atletas jovens no mercado para a sequência da temporada
O jovem volante Nathan, de 19 anos, terminou o Paulistão como titular (Raphael Silvestre/Guarani FC)
Depois de montar um elenco jovem para 2025, com vários jogadores em busca de projeção, o Guarani mantém a mesma filosofia em suas ações no mercado antes do início da Série C do Campeonato Brasileiro. O clube não anunciou contratação depois do Campeonato Paulista, mas os direcionamentos apontam para um reforço no grupo das promessas na sequência da temporada.
Apesar de ainda não ter confirmado, o Bugre já fez duas aquisições após o Estadual. O clube está fechando com o atacante Lucas Macedo e o zagueiro Rafael Werneck, de 21 e 20 anos, respectivamente.
Em comum eles têm uma experiência no futebol do Exterior, característica de outros cinco reforços dos 19 anunciados para 2025. Também está no alvo do Guarani o meia Pablo Baianinho, de 21 anos, promovido ao profissional do Vitória em 2024.
Apesar de jovem, Lucas Macedo já passou por cinco clubes de Portugal - Vasco da Gama Vidigueira, Leixões, UD Oliveirense, Guarda Desportiva e o último foi o time B do Belenenses. Teve ainda experiências na Grécia (Karavas) e na Bulgária (FC Fratria) depois de atuações na base da Ponte Preta e Cascavel.
Já Rafael Werneck despertou a atenção do Guarani por seu desempenho no Sfera, no qual foi capitão durante a Copinha - a equipe foi eliminada na segunda fase pelo Ituano nos pênaltis. Com passagens pela base de grandes clubes, como Cruzeiro, Atlético-MG e Corinthians, o zagueiro tem como destaque em seu currículo o fato de ter sido capitão do time de base do Bayern de Munique em partidas amistosas. Agora, a princípio irá compor a equipe sub-20 do Guarani, mas com grande possibilidade de ser promovido ao elenco que disputará a Série C.
A zaga bugrina ainda conta com os reservas Titi e Márcio Silva, de 22 e 23 anos, respectivamente, e os titulares Raphael Rodrigues, de 25, e Lucas Rafael, de 26. O experiente Alan Santos, de 33 anos, ainda não estreou em 2025.
Já Pablo Baianinho, caso acerte com o Guarani, chegaria a princípio para disputar uma vaga no meio de campo, até porque há uma carência no elenco no setor de ligação. Isaque é o único especialista da posição e não chegou a empolgar durante o Paulistão. Baianinho fez quatro jogos pelo Estadual com a camisa do Vitória.
Juventude
Das 19 contratações anunciadas pelo Guarani para 2025 até agora, seis têm entre 19 e 22 anos. São os casos do atacante João Victor (20), dos volantes Mateus Sarará (22), Nathan (19) e Daniel (22), do lateral direito Lucas Justen (21) e do atacante Luiz Miguel (22). O volante Caio Mello, o goleiro Emerson e o atacante Samuel têm 24; o volante Geovane, o zagueiro Raphael Rodrigues e o atacante Bilu têm 25 - o atacante Matheus Régis também tem a mesma idade, mas já deixou o clube; o goleiro Gabriel Mesquita, o zagueiro Lucas Rafael e o atacante Raí Nascimento têm 26; o meia Isaque tem 27 e o atacante Deni Júnior tem 29.
O único jogador contratado cuja idade passa dos 30 é Alan Santos, que faz a dupla de "veteranos" do elenco com o volante Anderson Leite, de 31.
Para a disputa do Paulistão, o clube também promoveu 11 atletas da base. E desses, dois já deixaram o Brinco: o goleiro Thiago Lenza, que foi para o Ferroviário-CE, e o atacante João Marcelo, agora jogador do Atlético-MG.
O Guarani se prepara para sua estreia na Série C, que acontecerá no segundo final de semana de abril, no Brinco de Ouro, contra o Maringá-PR.
Com mais de 40 dias sem jogos desde o encerramento da participação do Bugre no Paulista, o técnico Maurício Souza acredita que a equipe estará bem preparada para a largada em busca do acesso.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.