O zagueiro Raphael Rodrigues: “vamos colocar a cara a tapa, começar a entrar numa guerra” (Raphael Silvestre\Guarani FC)
Após dois jogos seguidos no Brinco de Ouro — com uma vitória e uma derrota — o Guarani volta a atuar fora de casa nesta sexta-feira pela Série C do Campeonato Brasileiro. O Bugre viajou quase 3 mil quilômetros até Horizonte-CE, na região metropolitana de Fortaleza, onde enfrenta o Floresta, às 17h, no Estádio Domingão, pela sexta rodada. A partida terá transmissão dos canais Nosso Futebol e DAZN.
Com quatro derrotas e apenas uma vitória, o Guarani ocupa atualmente a 17ª colocação, abrindo a zona de rebaixamento com 3 pontos — mesma pontuação de Confiança-SE e Anápolis-GO, que aparecem logo abaixo pelos critérios de desempate. O Figueirense, com 2 pontos, é o lanterna.
O duelo no Ceará será o terceiro compromisso do Guarani sob o comando do técnico Marcelo Fernandes e o primeiro fora de casa. Em sua estreia, o treinador comandou a equipe na vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo-PB. Na sequência, o time perdeu para o São Bernardo por 1 a 0. Agora, com mais tempo de trabalho, a expectativa da torcida é por uma atuação mais sólida, depois de uma apresentação oscilante no último jogo — com primeiro tempo fraco e uma leve melhora na etapa final, sem força suficiente para buscar o empate.
“Já nos adaptamos ao trabalho do professor, entendemos o que ele quer”, afirma o zagueiro Raphael Rodrigues, um dos líderes do elenco. “É um treinador que busca facilitar o jogo dentro de uma simplicidade. Acredito que agora vamos seguir numa crescente.”
Segundo Raphael, a cobrança interna no elenco tem sido intensa. “Todos estão muito incomodados com a situação”, diz. “A torcida pode esperar muita determinação para deixarmos esse momento para trás. Vamos colocar a cara à tapa, entrar numa guerra e encarar todos os jogos como finais de campeonato.”
Para o duelo desta sexta, o técnico Marcelo Fernandes tem um desfalque certo: o volante Nathan Camargo, suspenso por acúmulo de cartões e expulsão na última rodada, está fora das partidas contra Floresta e Figueirense. O substituto mais provável é Mateus Sarará.
Outra possível mudança na equipe titular é a entrada do meia-atacante João Victor no lugar de Anderson Leite. Com 20 anos, João foi elogiado por Fernandes após boa atuação no segundo tempo da derrota para o São Bernardo, quando mudou a dinâmica da equipe. Já o meia Pablo Baianinho segue em recuperação de uma torção no joelho e deve continuar fora.
Adversário inédito
Será a primeira vez que o Guarani enfrenta o Floresta na história. Fundado em 1954, o clube cearense se profissionalizou apenas em 2015 e, desde então, vive uma ascensão rápida no cenário local. Na Série C deste ano, a equipe também está em recuperação. Após perder as duas primeiras partidas, empatou na terceira rodada e venceu as duas seguintes. Com 7 pontos, ocupa a 11ª colocação.
FICHA TÉCNICA
FLORESTA-CE x GUARANI
FLORESTA-CE:Dalton; Mateus Ludke, Julio Vaz, Vitão e Thomas Kayck; Furlan, Pablo, Ruan e Guilherme; Romarinho e Jeam.
Técnico: Leston Júnior.
GUARANI: Andrey; JP Galvão (Lucas Justen), Raphael Rodrigues, Alan Santos e Emerson; Mateus Sarará, Caio Mello e Isaque; João Victor, Deni Júnior e Rafael Bilu.
Técnico: Marcelo Fernandes.
Local: Estádio Domingão, em Horizonte-CE.
Horário: 17h (Nosso Futebol e DAZN). ‘’’’
Juiz: Bruno Nogueira Prado-BA.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram