O CEO Ricardo Moisés e Umberto Louzer já estão de olho em 2024 (Divulgação/Guarani FC)
Apesar de chegar à última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro sem chances de brigar pelo acesso, o Guarani tem uma missão na partida contra o Atlético-GO, às 17h deste sábado, em Goiânia: interromper o jejum de vitórias. Caso perca ou empate, o Bugre completará oito partidas seguidas sem ganhar, algo que não acontece dentro de uma mesma competição há seis anos.
Na Série B de 2017, um ano antes da primeira passagem de Umberto Louzer como treinador do Guarani, a equipe enfrentou um jejum de nove partidas seguidas. Na ocasião, escapou de voltar à Série C, que havia deixado para trás com o acesso em 2016. O Bugre terminou a competição com 44 pontos, mesmo número do Luverdense, o primeiro da zona da morte, e conseguiu evitar o rebaixamento pelo número de vitórias.
Em 2019, o time chegou a ter uma sequência negativa de oito duelos, mas foi entre o final do Campeonato Paulista e o início do Brasileiro. O mesmo aconteceu em 2021, entre a reta final da Série B do ano anterior, com uma série de sete jogos, e o começo do Estadual, quando perdeu na estreia. O atual jejum de sete partidas é o terceiro em três anos seguidos dentro de uma mesma competição. Além do registrado em 2021, o time também teve a mesma sequência no Brasileiro do ano passado. O aproveitamento do Guarani nas sete últimas rodadas desta Série B de 2023 é de 19%, com quatro pontos somados de 21 possíveis.
Neste sábado, enquanto a equipe campineira entrará em campo com o pensamento também voltado para a temporada 2024, o Atlético estará totalmente focado no confronto, já que ainda briga por uma das duas vagas restantes à elite do ano que vem. Louzer ainda não se manifestou se irá escalar os melhores jogadores disponíveis ou se vai preferir dar chance para quem não teve muito espaço na temporada com o objetivo de fazer observações. De qualquer forma, ele vai exigir entrega do time, pois já revelou estar incomodado com a sequência negativa. “Temos que dar uma satisfação ao torcedor e encerrar essa série sem vitória”, repete o treinador desde que os resultados começaram a não aparecer.
Para a partida deste sábado, Louzer não poderá contar com Derek, que voltou a mostrar serviço nos últimos dois jogos após um período de baixa. Ele marcou no empate por 1 a 1 diante do Criciúma e teve participação decisiva no gol contra do zagueiro Alex Silva na derrota por 3 a 2 diante do ABC. O atacante, que tem dez gols no campeonato, três a menos do que o artilheiro Gustavo Coutinho do próprio Atlético, cumprirá suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo, assim como o volante Matheus Bueno. Por outro lado, o lateral-esquerdo Mayk e o meia Bruninho voltam a ficar à disposição depois de desfalcarem o time contra o ABC por acúmulo de cartões.
COPA SÃO PAULO
O Guarani já sabe quais serão seus adversários na Copa São Paulo de Futebol Júnior no ano que vem. Após sorteio realizado pela Federação Paulista de Futebol na quarta-feira à noite, a equipe campineira caiu no Grupo 9 com sede em Tupã. Além dos donos da casa, o Bugrinho terá pela frente o Atlético-GO e o Operário-PR.
A competição chega a sua edição 54. Começa em 2 de janeiro e termina no dia 25 do mesmo mês, data do aniversário da cidade de São Paulo. Em 2024, 128 times divididos em 32 grupos disputam o principal torneio de base do futebol brasileiro.
Todos os estados do Brasil estarão representados na Copinha 2024. Cada grupo é composto por quatro times, que se enfrentam em turno único na primeira fase. Os dois melhores avançam e, dali em diante, a competição funciona em formato mata-mata até a grande final, sempre em jogo único.