COMPARAÇÃO

Guarani faz sua pior campanha na Série C

Após seis rodadas disputadas, performance é a mais negativa do time na divisão

Silvio Begatti
22/05/2025 às 14:48.
Atualizado em 22/05/2025 às 14:48
O Brinco de Ouro será palco de Guarani x Figueirense na segunda-feira, às 19h30 (Raphael Silvestre\Guarani FC)

O Brinco de Ouro será palco de Guarani x Figueirense na segunda-feira, às 19h30 (Raphael Silvestre\Guarani FC)

Se já não bastasse estar na Série C do Campeonato Brasileiro pela sétima vez em sua história, o Guarani faz, na atual temporada, a sua pior campanha em comparação com todas as seis edições que disputou. Atualmente, o Bugre soma apenas 4 pontos depois de seis rodadas e ocupa a zona de rebaixamento. Antes, seu desempenho mais negativo na competição com o mesmo número de jogos foi em 2015, quando chegou a 7 em 18 possíveis.

No recorte das seis primeiras rodadas, o Guarani tem uma vitória, um empate e quatro derrotas na atual Série C, aproveitamento de 22,2%. Em 2015, a equipe também tinha apenas um triunfo, porém havia perdido uma vez e obtido quatro empates, com desempenho de 38,8%. A sequência de resultados na ocasião foi a seguinte: Guaratinguetá 1 x 1 Guarani, Guarani 1 x 2 Londrina, Guarani 1 x 1 Tupi, Juventude 1 x 1 Guarani, Tombense 1 x 2 Guarani e Guarani 0 x 0 Madureira.

Há dez anos, a equipe de Campinas não conseguiu o acesso, que viria na temporada seguinte, quando alcançou o seu melhor desempenho na disputa dos 18 primeiros pontos. Com quatro vitórias e dois empates, somou 14, aproveitamento próximo dos 78%. No final de 2016, a equipe vice-campeã celebrava o retorno à Série B depois de quatro anos seguidos na terceira divisão.

Em 2014, o time tinha 8 pontos depois das seis rodadas iniciais, desempenho de 44,4%, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas. No ano anterior, largou bem ao ganhar três partidas, empatar outras três e chegar a 66,6% com 12 pontos na tabela, mas a sequência não foi positiva e a equipe foi eliminada logo na primeira fase. 

O Guarani ainda disputou a Série C em 2007 e 2008, com campanhas parecidas nas seis primeiras rodadas, após 10 pontos conquistados e aproveitamento de 55,5%, fruto de três vitórias, um empate e duas derrotas. Em 2008, a equipe subiu.

Nas seis temporadas em que o Guarani participou da terceira divisão nacional, a forma de disputa era diferente da atual, na qual os 20 integrantes duelam no sistema de pontos corridos em turno único e os oito melhores avançam para a segunda fase, enquanto os quatro últimos são rebaixados.

Em 2007, havia 64 participantes e, em 2008, 63. Nos dois anos, a competição teve quatro fases, todas divididas em grupos, com duelos dentro das chaves em turno e returno. Já entre 2013 e 2016, o número de times variou de 20 a 21, e, na primeira etapa, haviam dois grupos regionalizados. Depois de duelos em turno e returno dentro das chaves, os quatro melhores de cada avançaram às quartas de final, e os dois piores de cada eram rebaixados.

Para tentar sair da vexatória antepenúltima colocação na terceira divisão do futebol nacional e melhorar seus números, o Guarani busca vencer o Figueirense, segunda-feira, às 19h30, no Brinco de Ouro, pela sétima rodada. A expectativa da torcida é de que o futebol seja o oposto do apresentado no empate por 0 a 0 contra o Floresta, no Ceará, sábado passado, quando o Bugre fez uma de suas piores apresentações dos últimos tempos.

VITINHO É ANUNCIADO 

Fora de campo, a diretoria de futebol trabalha para reforçar o elenco. Ontem, o lateral esquerdo Vitinho, de 23 anos, que estava no CRB, foi anunciado. Nomes como o do meia atacante Cássio Gabriel, da Ferroviária, e do volante Wellington, livre no mercado, estão no radar. O clube também já anunciou o lateral direito Cicinho. Os novos contratados só estarão aptos legalmente para jogar a partir da 9ª rodada, quando o Guarani recebe o Itabaiana-SE, em 15 de junho, um domingo. Nomes como o do meiaatacante Cássio Gabriel, da Ferroviária, e do volante Wellington, livre no mercado, também estão no radar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por