AJUSTES NECESSÁRIOS

Guarani faz mudanças para voltar a vencer

Bugre precisa superar desfalques e baixa produção ofensiva

Júlio Nascimento
06/07/2022 às 20:23.
Atualizado em 07/07/2022 às 08:35
Nova comissão técnica do Guarani estuda opções para driblar desfalques (Thomaz Marostegan/Guarani FC)

Nova comissão técnica do Guarani estuda opções para driblar desfalques (Thomaz Marostegan/Guarani FC)

A produção ofensiva é um dos grandes empecilhos para o Guarani prosperar na Série B do Campeonato Brasileiro. O sexto maior investimento, muito superior aos concorrentes contra Z-4, não tem refletido dentro de campo, principalmente no setor ofensivo. Com apenas 10 gols em 16 jogos, o Bugre está na frente apenas de CSA, Vila Nova e Ponte Preta, justamente os integrantes da degola e que marcaram nove gols.

Na primeira semana livre para trabalhar com o elenco alviverde desde sua apresentação, o técnico Mozart Santos fez testes e ajustes para melhorar os números de ataque na próxima rodada, diante do líder Cruzeiro, no Brinco de Ouro, sábado (9), às 11h.

“Falta um acerto no último detalhe. Estamos criando, oportunizando e com chances efetivas de marcar, mas não aproveitamos. Vamos trabalhar para aprimorar as finalizações e conseguir evoluir nas estatísticas agora com a nova metodologia de trabalho”, analisa Eduardo Person.

A fala do volante não está equivocada. O Guarani permanece, mesmo após 16 jogos, como a equipe que mais cria na competição. São 89 finalizações certas que gera uma média de quase 6 chutes no gol adversário por jogo. Mesmo com o número positivo - à frente de equipes como Cruzeiro, Grêmio, Vasco e Bahia -, a equipe não converteu em bola na rede.

Entre os ajustes necessários, o comportamento em casa é um dos grandes desafios da comissão técnica. Em oito jogos no Brinco de Ouro nesta Série B, o Guarani venceu apenas uma vez e marcou apenas dois gols – na vitória por 1 a 0 contra o Criciúma e no empate contra o Vila Nova por 1 a 1.

"O Guarani tem um elenco qualificado e que mostrou condições de reagir dentro da Série B. Vamos trabalhar tanto o aspecto técnico e tático, mas também o emocional e confiança do grupo. A ansiedade pelo resultado não pode atrapalhar na nossa busca por resultados”, explicou o técnico Mozart Santos.

Além de trabalhar para aprimorar a pontaria dos jogadores e elevar a estatística ofensiva, Mozart Santos também precisa driblar os desfalques. Por força contratual, o Alviverde não vai contar com dois titulares importantes. O lateral Matheus Pereira e o atacante Bruno José pertencem ao Cruzeiro. Eles serão liberados apenas mediante ao pagamento da multa.

Sem Diogo Mateus e Eliel, entregues ao departamento médico, a lateral vira problema no lado esquerdo da defesa. São três possibilidades: a utilização de Vitinho como lateral, o improviso do zagueiro Derlan no setor ou a inversão de Ludke ou Lucas Ramon para o lado esquerdo. Já no ataque, com Júlio César ainda vetado por conta de lesão, Lucão do Break deve ser o jogador de referência ao lado de Yago ou Lucas Venuto – que ocupariam o lugar de Vitinho.

Por outro lado, Kozlinski volta ao gol após cumprir suspensão e deixa Arthur Gazze como opção no banco. O volante Rodrigo Andrade, o meia Marcinho e o atacante Nicolas Careca estão retornando aos treinamentos com bola. Existe a possibilidade de o trio ficar à disposição no banco de reservas no final de semana.

Reformulação completa

Após confirmar Mozart Santos como novo treinador e Medeiros como preparador de goleiros, o Guarani encerrou a reformulação no departamento de futebol com a chegada de Rodrigo Pastana para o lugar de Michel Alves, antigo superintendente de futebol. O dirigente retorna ao clube depois de seis anos e será responsável pela atuação do time campineiro na janela de transferências.

Apesar do acerto com o Guarani desde a semana passada, Pastana resolvia problemas burocráticos de liberação junto ao Vitória. O clube baiano pediu dois jogadores como moeda de troca para liberar o dirigente, mas a comissão técnica ainda pretende avaliar a utilidade de Lucas Venuto e Índio no elenco.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por