MATEMÁTICA

Guarani faz cálculos para garantir presença na Série B

Bugre tem 60% de chances de permanência na segunda divisão

Júlio Nascimento
29/09/2022 às 13:43.
Atualizado em 29/09/2022 às 13:43
Plantel do Guarani mantém a união e confiança na permanência do clube na Série B de 2023 (Thomaz Marostegan/Guarani FC)

Plantel do Guarani mantém a união e confiança na permanência do clube na Série B de 2023 (Thomaz Marostegan/Guarani FC)

Restando sete rodadas para o término da Série B, o Guarani se debruçou em simulações da tabela e projeções de resultados para analisar os cenários da tão aguardada confirmação da sua permanência na divisão. Empatado no número de pontos com o CSA, primeiro integrante da zona de rebaixamento, o Alviverde aposta nos confrontos diretos para alcançar o seu objetivo.

Com o Bugre na 16ª colocação e levando em conta a manutenção do atual aproveitamento, a permanência matemática na Série B pode ocorrer com antecedência. Mas essa projeção tem grandes chances de se alterar nos próximos dias. Como o calendário reserva uma série de confrontos diretos entre os concorrentes, a tendência é de que a pontuação necessária para fugir do descenso fique mais clara nas próximas rodadas.

No momento, o CSA surge como principal concorrente do Guarani. Os dois times se enfrentam amanhã, às 19h, no Rei Pelé, em Maceió. Os alagoanos somam 35 pontos, mas com uma vitória a menos em comparação ao time campineiro. Desta forma, o Bugre joga por dois resultados para seguir fora do Z-4: vitória ou empate. Em caso de resultado positivo do Azulão, os visitantes retornam para a degola depois de duas rodadas.

Vila Nova (37 pontos), Novorizontino (36), Chapecoense (35), Brusque (31) e Operário (31) também se apresentam como adversários por uma das vagas para disputar a competição novamente na próxima temporada.

“É claro que a gente comemora muito quando os outros resultados colaboram, mas precisamos fazer o nosso papel em primeiro lugar. Nosso objetivo é alcançar as nossas vitórias e dar sequência ao momento positivo. Enfrentamos adversários diretos e o nosso comportamento foi bom”, analisa Kozlinski.

Recentemente, o Guarani venceu concorrentes como Náutico, Operário, Novorizontino e Sampaio Corrêa, mas acabou tropeçando contra o Vila Nova. O calendário ainda reserva dois confrontos contra equipes próximas a zona de rebaixamento: além do CSA, o time recebe a Chapecoense.

“O nosso desempenho nos confrontos diretos foi positivo. Conseguimos mais vitórias do que empates ou derrotas. Nossa expectativa é realizar uma boa partida na sexta-feira contra o CSA, em busca de aproveitar as oportunidades e fazer um jogo seguro dentro das nossas características”, completou o goleiro.

Calendário

O matemático Marcelo Arruda, responsável pelo site Chance de Gol, aponta o Guarani com 60% de chances de permanência. Além do Náutico, com apenas 1% de probabilidade de manutenção, as situações mais críticas são do Brusque (23%) e Operário (28%). Em resumo, a briga se concentra em cinco equipes que tentam fugir da 17ª colocação.

Na sexta-feira, após a partida contra o CSA, e com apenas mais seis jogos depois disso pelo caminho, o Guarani terá um pouco mais de clareza sobre as suas perspectivas para as últimas rodadas da Série B. 

Mas a reportagem do Correio Popular também separou o cronograma de jogos das equipes mais ameaçadas ao rebaixamento.

Na 19ª colocação com 31 pontos, o Operário ainda enfrenta Vila Nova, Vasco, Chapecoense, Brusque, CRB, Sport e Novorizontino. Já o Brusque, 18º com 31, joga com Criciúma, Sport, Bahia, Operário, Novorizontino, CRB e Grêmio. Além do Guarani, o CSA enfrenta Grêmio, Sampaio Corrêa, Londrina, Ponte, Vila Nova e Cruzeiro, enquanto o calendário do Bugre reserva Londrina, Ituano, CRB, Cruzeiro, Bahia e Chape.

O aproveitamento do Guarani, primeiro time fora do Z-4, é de 37% dos pontos disputados. Se a média for mantida até a última rodada, o último a escapar do rebaixamento para a Série C terá 43 pontos após 38 rodadas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por