Bastará derrotar o Penapolense, em jogo que acontece no Brinco de Ouro, às 10h, para que o Bugre confirme, com duas rodadas de antecedência, a presença no mata-mata que definirá o acesso à elite
Umberto Louzer está satisfeito com a campanha da equipe, mas trabalha para que o bom momento não gere uma acomodação nos jogadores (Letícia Martins/Guarani Press)
Depois de assumir a liderança da Série A2 do Paulista com a vitória por 2 a 0 sobre o Juventus, fora de casa, o Guarani pode garantir a classificação antecipada à próxima fase já no domingo. Bastará derrotar o Penapolense, em jogo que acontece no Brinco de Ouro, às 10h, para que o Bugre confirme, com duas rodadas de antecedência, a presença no mata-mata que definirá o acesso à elite. Considerando um resultado positivo no final de semana, o cenário seria o seguinte: a vitória leva o Guarani aos 28 pontos e com nove vitórias, que é o primeiro critério de desempate. Portanto, só poderia ser ultrapassado por Sertãozinho e São Bernardo, que têm 23, e Nacional ou XV de Piracicaba, que têm 21. Esses dois últimos, no entanto, se enfrentam no sábado e, por conta desse confronto direto, apenas o vencedor terá possibilidade de superar o Bugre, enquanto o empate já mantém os dois abaixo. Rio Claro e Penapolense, que também estão na briga pelo G4, não têm condições de terminar à frente por conta dos critérios de desempate. Muito próximo de colocar o clube pela primeira vez na briga pelo acesso em cinco anos de disputa de Série A2, o técnico Umberto Louzer destaca a boa fase, mas evita o deslumbramento da equipe. "É um bom passo que demos em busca do objetivo, mas foi só um passo, ainda não carimbamos o passaporte para a próxima fase", ressalta. "Já temos que voltar a cabeça para o Penapolense e treinar bastante para, em casa e com o apoio do nosso torcedor, selar essa vaga". Contente com o que vem sendo apresentado por sua equipe, o treinador espera que nas últimas três rodadas da fase de classificação – depois do Penapolense, o Bugre ainda encara Portuguesa e Votuporanguense —, os atletas não deixem esse nível cair. "O momento que a gente vive é muito bom, mas falo bastante aos jogadores que não podemos viver de momento, mas sim de período. É um fato relevante essa primeira colocação, mas temos que continuar com a mesma determinação e engajamento para somar os pontos e assegurar o passaporte para a segunda fase", afirma. Depois da folga ontem, o elenco se reapresenta hoje para iniciar a preparação de olho no jogo contra o Penapolense. Umberto Louzer sabe que terá um desfalque certo. Após 12 rodadas, o Guarani terá o primeiro desfalque por suspensão, já que o volante Ricardinho tomou o terceiro cartão amarelo. O meia Rondinelly, que foi preservado da partida do último domingo, será reavaliado, mas é provável que tenha condições de voltar ao time.