Para dar minutagem aos garotos e aumentar a experência, Bugre cede joias revelados no clube
Revelado nas categorias de base, o lateral-direito Biel foi emprestado ao Campinense, da Paraíba (Diogo Silva / Especial para Guarani FC)
De olho na sequência da temporada, o Guarani passou por algumas mudanças em seu plantel após o término do Campeonato Paulista e o início do Campeonato Brasileiro da Série B.
Algumas chegadas aconteceram, como a do zagueiro Leandro Castán, o lateral-direito Lucas Ramon, o volante Leandro Vilela e, tido como a principal, a vinda do atacante Bruno José. Mas, o que chama a atenção também são algumas saídas - sobretudo de garotos das categorias de base.
O Bugre, com o intuito de ceder experiências a alguns jogadores, optou por emprestar algumas peças - tratadas como jovens promessas - que não estavam recebendo muitas oportunidades com o elenco profissional.
Fora dos planos de Daniel Paulista, o Conselho de Administração selou o empréstimo de Biel ao Campinense. Aos 19 anos, Gabriel Andrade, como é mais conhecido, decidiu por novos ares a fim de maior minutagem nesse começo de carreira.
O lateral-direito irá disputar a Série C pelo time da Paraíba. Vale ressaltar que o vínculo acordado entre as partes tem validade no dia 31 de outubro e, até o momento, o contrato do ala junto ao Alviverde não foi ampliado e tem data de encerramento em 30 de novembro. Isso significa, na prática, que Biel pode assinar um pré-contrato com qualquer clube já a partir de maio.
Destaque na campanha do Guarani durante a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2022, com quatro participações e uma assistência, o garoto rapidamente foi promovido, porém marcou presença apenas nos treinamentos e sequer entrou em campo.
Além de Andrade, o time campineiro emprestou o meio-campista Caio Henrique e o atacante Alan Leite à Raposa.
Enquanto os dois primeiros ainda não estrearam, Alan está há mais tempo jogando no nordeste. Disputou, entre o campeonato estadual e Copa do Nordeste, 13 jogos e balançou a rede adversária em duas ocasiões, ante Sousa e Sport Lagoa Seca. O vínculo de ambos é até o final da terceira divisão nacional.
Outro atleta liberado pela comissão técnica é Renanzinho. O atacante foi repassado ao Manaus até o encerramento da Série C e tem acordo vigente em Campinas até 30 de abril de 2023, sendo que o Bugre detém 70% dos direitos econômicos do jogador.
Aos 20 anos, o ponta ganhou notoriedade em meados de 2020, ainda sob comando do ex-técnico Felipe Conceição. Naquele ano, inclusive, foi à rede em três oportunidades e fazendo os primeiros tentos como profissional.
Se por um lado Renan não jogou pela Copa do Brasil e nem pelo Paulistão, pelo outro foi peça importante na Copinha, tendo atuado em todas as partidas e contribuído com um gol - diante do Vila Nova, pela fase de grupos.
Longo trabalho
Prestes a completar um ano de trabalho no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, Daniel Paulista chegou a 55 jogos à frente do Guarani.
Contratado em maio de 2021, o treinador possui 48% de aproveitamento - 21 vitórias, 17 empates e 17 derrotas. Tal feito possibilitou o técnico a ultrapassar a marca de Umberto Louzer, que, de janeiro a novembro de 2018, ficou por 54 duelos.
Em busca do recorde de ser o professor com mais jogos em uma única passagem pelo clube, Paulista ainda fica atrás de Oswaldo Alvarez, que na sua terceira passagem, de 2009 a 2010, comandou o Bugre durante 63 embates.
Agenda
Sem vencer há cinco partidas, o Guarani segue treinando para o próximo duelo, válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, contra o Grêmio, em Porto Alegre, no dia 21, quinta-feira, a partir das 16h30.
Com 29 jogos na história, o retrospecto entre os times é bem equilibrado. São 12 vitórias para cada lado, além de cinco empates.