IGUALDADE

Guarani e Ponte Preta empatam por 1 a 1 no Dérbi 198

A Macaca saiu na frente com gol do centroavante Matheus Peixoto e o jovem Mateus Ludke empatou para o Bugre

Gustavo Magnusson
05/01/2021 às 21:46.
Atualizado em 22/03/2022 às 13:51
Guarani e Ponte Preta empataram por 1 a 1 no Brinco de Ouro da Princesa (Leandro Ferreira/AAN)

Guarani e Ponte Preta empataram por 1 a 1 no Brinco de Ouro da Princesa (Leandro Ferreira/AAN)

No primeiro Dérbi do ano, o 198º da história, Guarani e Ponte Preta fizeram um jogo bastante movimentado, mas o equilíbrio prevaleceu e as equipes não saíram do empate por 1 a 1 na noite de hoje, no estádio Brinco de Ouro, pela abertura da 33ª rodada da Série B.

A Macaca saiu na frente do placar no primeiro tempo, com gol do centroavante Matheus Peixoto, que quebrou uma seca de três meses sem balançar as redes. Na etapa final, a aposta pelo garoto Mateus Ludke surtiu efeito e o lateral-direito do Bugre marcou um golaço para deixar tudo igual. O resultado complica o objetivo de acesso para os dois times, que só têm mais cinco compromissos até o fim do campeonato. 

O Guarani chegou aos 48 pontos e continua na 6ª colocação, enquanto a Ponte Preta, em 7º, soma 47 e pode perder até duas colocações na rodada. 

O jogo

Com cinco desfalques por infecção de Covid-19, sendo o mais recente e sensível deles o de Pablo, o técnico Felipe Conceição mandou a campo uma equipe com duas alterações em relação à derrota do último sábado para o América-MG. Além de promover a entrada forçada de Waguininho no ataque, o treinador surpreendeu e sacou o lateral-direito Cristovam, preterido por opção técnica pelo jovem Mateus Ludke, que jamais havia sido titular. O jogador de 20 anos tinha atuado somente 10 minutos no segundo tempo da vitória sobre o Sampaio Corrêa, há duas semanas. 

Do lado da Ponte Preta, o técnico Fabinho Moreno também mexeu no lado direito do time, mas neste caso sem nenhuma surpresa, ao promover o retorno de Apodi, recuperado de amigdalite, no lugar de Léo Pereira. No entanto, além do desfalque já sabido do atacante Moisés, que se recupera de um acidente de carro, o treinador ganhou uma baixa de última hora. Titular na derrota para o Juventude, o meia Luan Dias apresentou sintomas gripais e foi afastado do elenco, apesar de testar negativo para coronavírus. Recuperados da doença, Dawhan, Luís Oyama, João Veras e Pedrinho iniciaram a partida no banco de reservas. Desta forma, Fabinho Moreno adotou o sistema 4-3-3, com Guilherme Pato no ataque, ao lado de Bruno Rodrigues e Matheus Peixoto. 

O Dérbi 198 começou com duas tentativas de fora da área para cada lado. Buscando a sua primeira vitória em Dérbis pelo Brasileiro desde 2009, o Guarani assustou logo no primeiro minuto de jogo, quando Bidu emendou de longe rebote dado por Luizão, mas a bola subiu demais. Usando o terceiro uniforme comemorativo dos 120 anos do clube, a Ponte Preta respondeu aos 6', com um chutaço de Camilo que passou muito perto do ângulo de Gabriel Mesquita. 

No entanto, a primeira chance realmente clara de gol foi criada pelo Bugre, aos 11'. Ygor Vinhas protagonizou defesa milagrosa à queima-roupa em chute de Matheus Souza, após Murilo Rangel deixá-lo na cara do gol. 

Aos 23', Camilo voltou a ameaçar a meta bugrina em chute de longe, mas Gabriel Mesquita defendeu de manchete. Aos 25', em jogada que nasceu de saída como líbero do goleiro bugrino, Bruno Rodrigues serviu Matheus Peixoto, que deu um tapa no canto esquerdo de Ygor Vinhas e marcou o seu quinto gol na Série B, aproveitando a 11ª assistência de Rodrigues. O centroavante não marcava desde o dia 3 de outubro.

Assim como nos dois Dérbis anteriores, o Guarani voltou do intervalo em desvantagem no placar, mas diferentemente do duelo do primeiro turno, alcançou o empate aos 14', quando a estrela de Felipe Conceição brilhou. Mateus Ludke anteviu passe errado de Camilo e driblou Barreto antes de soltar a bomba no ângulo de Ygor Vinhas. 

Aos 27', Matheus Souza driblou dois marcadores dentro da área em linda jogada individual, mas desperdiçou a grande chance da virada, chutando por cima. A Ponte também teve oportunidades incríveis nos pés de Bruno Rodrigues e João Veras, mas o primeiro tirou demais do gol, aos 31', e o segundo parou em Gabriel Mesquita, aos 41'.

O Guarani volta a campo na próxima segunda-feira, quando visita o CRB. No mesmo dia, a Ponte Preta recebe o Cuiabá em mais um confronto direto na luta pelo acesso.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por