EM ALTA

Guarani discute futuro de Bidu

Após acesso com o Cruzeiro, lateral tem proposta de clubes da Série A e multa rescisória alta com o Bugre

Júlio Nascimento
25/09/2022 às 17:09.
Atualizado em 25/09/2022 às 17:09
Emprestado ao Cruzeiro, Bidu disputou 35 jogos nesta temporada e conquistou o acesso (Thomaz Marostegan)

Emprestado ao Cruzeiro, Bidu disputou 35 jogos nesta temporada e conquistou o acesso (Thomaz Marostegan)

Com o Guarani foram 90 jogos em três temporadas marcadas boas e más campanhas entre Série B e Campeonato Paulista. Já no Cruzeiro bastou um ano para ser valorizado com a conquista de um acesso à elite do futebol brasileiro. O fato é que Bidu é uma das pautas mais quentes nos bastidores do Brinco de Ouro.

É claro que o foco de todo departamento de futebol está na reta final da Série B. O Bugre ainda luta contra a zona de rebaixamento e se prepara para uma partida decisiva contra o CSA na próxima sexta-feira. Com 35 pontos, a equipe campineira ocupa a 16ª colocação e está na frente do próprio time alagoano, com 32.

Se vencer em duelo da 32ª rodada, o Bugre pode abrir uma diferença de até seis pontos do Z-4, dependendo do resultado do confronto de amanhã entre CSA e Tombense, no Rei Pelé, em Maceió. No cenário otimista, o concorrente direto não somaria ponto nestes dois jogos e deixaria o Alviverde mais perto de encaminhar sua permanência mesmo depois de ficar 23 rodadas e quatro meses entre os últimos colocados.

“Emocionalmente foi um desgaste terrível. É muito ruim quando você fica tanto tempo dentro da zona de rebaixamento. Mas os jogadores estão ganhando confiança e tranquilidade não apenas pela saída do Z-4, mas por conta do nosso desempenho recente. Fizemos mudanças, ajustes e estamos alcançando nossos objetivos gradualmente nas últimas rodadas. Agora é trabalhar para seguir longe dessa situação incômoda”, explicou Rodrigo Pastana em entrevista ao programa Os Donos da Bola, da Band.

Pastana é o atual superintendente de futebol e foi responsável pela reestruturação do departamento mesmo com a Série B em andamento. Mas, além de dar o suporte para Mozart Santos no dia a dia, o dirigente trabalha para resolver a situação envolvendo Bidu.

O lateral de 23 anos participou da festa de acesso do Cruzeiro na última quarta-feira, no Mineirão, após vitória sobre o Vasco da Gama por 3 a 0. Emprestado pelo Bugre, Bidu jogou 35 jogos em 2022 e marcou dois gols, além de contribuir com três assistências.

Por conta do contrato firmado no início do ano - que na época envolveu o empréstimo de Matheus Pereira ao time campineiro -, a Raposa tem prioridade de compra sobre os 60% dos direitos econômicos de Bidu que pertencem ao Guarani, haja vista a outra parte ser ligada aos empresários e ao grupo Magnum.

"Eu fico muito feliz em fazer parte desse ótimo campeonato. Ainda estou focado no presente e quero ajudar a equipe a conquistar o título da Série B. Eu quero ficar, mas o futuro a Deus pertence", disse Bidu.

Cláusulas

Se quiser contar com Bidu em 2023, o Cruzeiro precisa desembolsar 1,2 milhão de euros, valor pré-fixado na assinatura do contrato de empréstimo. O clube mineiro tentou a renegociação do valor, aproximadamente R$ 6,2 milhões na moeda nacional, mas sem sucesso.

Outros três clubes também monitoram a situação envolvendo Bidu, enquanto o prazo do Cruzeiro não expira. A equipe de Belo Horizonte tem até o final de novembro para exercer sua cláusula de prioridade para compra. Palmeiras, Santos e Corinthians monitoram o jogador.

Com contrato longo, Bidu tem multa rescisória de R$ 10 milhões com o Bugre e voltaria ao Brinco de Ouro se nenhuma das negociações avançassem. 

Planejamento

Após perder Matheus Pereira para o futebol português, o Guarani também perdeu o lateral Eliel por conta de uma lesão no joelho e Rodrigo Pastana buscou a contratação de dois novos laterais. Jamerson Bahia foi a principal aposta para o setor após se destacar pelo Azuriz, equipe do Paraná. Ele se transformou no principal garçom da equipe na Série B e soma quatro assistências.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por