Técnico Marcelo Chamusca e o superintendente Michel Alves não resistiram e foram demitidos do Guarani (Thomaz Marostegan/Guarani FC)
Na vice-lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro e há três partidas sem vencer, o Guarani definiu na tarde de sábado por mudanças radicais.
O Bugre anunciou desligamentos na comissão técnica e também no departamento de futebol. Contratado pelo Alviverde no dia 18 de maio, com o objetivo de fazer a equipe retomar o bom futebol e subir na tabela de classificação, Marcelo Chamusca é um dos demitidos pelo Conselho de Administração.
Ao todo, na sua segunda passagem pelo Guarani, o treinador teve apenas seis jogos, com uma vitória, dois empates e três derrotas - obtendo um aproveitamento de somente 27,77%.
Junto com Chamusca, deixaram o clube Caio Autuori, auxiliar técnico, e Silvano Austrália, preparador de goleiros. Austrália estava no Bugre desde fevereiro do ano passado e, durante esse tempo, não chegou a ser unanimidade entre os conselheiros bugrinos.
Figura importante internamente e um dos principais alvos de críticas do torcedor do Guarani, Michel Alves acabou sendo desligado e não é mais o superintendente de futebol do time campineiro.
Michel esteve no Brinco de Ouro da Princesa nas últimas três temporadas e comandou o departamento de futebol no período. Segundo o Guarani, Alves promoveu evolução administrativa e estrutural significantes.
"O Guarani agradece o empenho apresentado pelos profissionais durante todo o tempo em que representaram a instituição e deseja sorte e sucesso na sequência da carreira. A partir de agora, o Conselho de Administração trabalha na busca de novos nomes para os cargos vagos na comissão técnica e na superintendência de futebol", disse o clube em nota oficial.
De saída
O atacante Ronald, que inicialmente estava relacionado para o duelo de ontem, diante do Londrina, foi cortado da relação pois o Guarani acabou sendo comunicado de uma proposta do exterior, mais precisamente de Portugal.
O Estrela da Amadora, clube da segunda divisão do futebol português, analisou a situação do atleta no Bugre e encaminhou proposta formalizada.
Por empréstimo do Grêmio Anápolis, o jogador vai se despedir do clube campineiro com 19 jogos realizados e somente um gol marcado.
Situação na tabela
Após 14 rodadas disputadas da segunda divisão nacional, o Guarani está na 19ª posição. Com 13 pontos conquistados, o Alviverde apresenta dois triunfos, sete igualdades e cinco derrotas.
Para tentar sair da situação incômoda, a equipe entra em campo já na terça-feira, dia 28, quando recebe o Ituano em Campinas, a partir das 21h30.
Parcerias
Visando melhorar o desempenho e pensando em um futuro melhor, o Guarani anunciou ao longo da semana uma parceria com empresas do ramo de negócio e auditoria para modernização.
A Win The Game, associada ao banco BTG Pactual e EY Brasil, especialista em gestão esportiva, será responsável pela criação de novas ferramentas para melhor transparência à administração e também a fim de modernizar a estrutura do Bugre.
Com contrato válido por três anos, Ricardo Miguel Moisés, presidente do Conselho de Administração, detalhou a importância dessa união e falou em profissionalização da gestão, que termina ainda neste ano.
“O futuro do futebol brasileiro caminha com a modernização, em todos os aspectos, e é isso que buscamos. Com a profissionalização e organização de todos os departamentos do clube, contando com a expertise de empresas renomadas no mercado. Trata-se de um marco para a administração do Guarani”, analisou Ricardo.
"Uma decisão do conselho gestor, que vai trazer muitos benefícios em termos de organização da estrutura, de acelerar o processo de modernizar e estar no mercado. Não existem demandas específicas, o trabalho envolve reestruturação de todo o clube. Sobre o que vai acontecer no futuro após esse processo, isso ainda precisa ser discutido. Mas nós não buscamos essa parceria com o objetivo principal de nos tornar uma SAF", completou.