Com o empate por 1 a 1 diante do Velo Clube, Bugre precisa recuperar suas forças para ganhar vaga
Raphael Rodrigues balançou as redes pelo Bugre (Raphael Silvestre\Guarani FC)
O Guarani deixou escapar a vitória nos acréscimos, ontem à noite, no Brinco de Ouro, diante do Velo Clube. O Bugre vencia até os 51 minutos do segundo tempo, quando os visitantes marcaram e deixaram Campinas comemorando o empate por 1 a 1. Com o resultado, válido pela 11ª e penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paulista, o time bugrino chegou ao quarto jogo seguido sem vitória e não depende mais de suas forças para se classificar às quartas de final. Já o Velo praticamente garante a permanência na divisão de elite.
O empate mantém o Guarani na segunda colocação, agora com 12 pontos, três a menos do que o Santos, que bateu o Noroeste e lidera. Red Bull Bragantino e Portuguesa estão em terceiro e quarto com 11 pontos, mas jogam hoje como mandantes diante do Mirassol e São Bernardo. Assim, o Bugre corre o risco de chegar na última rodada na terceira ou quarta colocação. Os dois primeiros de cada grupo avançam. No encerramento da primeira fase, domingo que vem, os comandados do técnico Maurício Souza visitam o Corinthians.
O Guarani abriu o placar logo aos 7 em jogada de bola parada. Emerson cobrou escanteio, o zagueiro Raphael Rodrigues dividiu de cabeça com o goleiro Pablo e a bola entrou. O Bugre sustentou o resultado até o fim, mas foi vazado em um erro na saída de bola de João Victor. Lucas Duni, que entrou em campo no final, recuperou a bola, entrou na área, passou pela marcação e balançou a rede. A torcida bugrina deixou o Brinco revoltada e vaiando o time. De positivo fica o fato de o clube ter alcançado o seu primeiro objetivo, que era a permanência na divisão.
Já o Velo Clube chegou aos 10 pontos e deu um passo importante para se manter na elite. Na última rodada, domingo, faz um confronto direto com o Água Santa, em Rio Claro.
O jogo
Depois de um começo de partida truncado, com várias paralisações, o Guarani conseguiu dominar as ações e articular jogadas. Aceso em campo, Rafael Bilu dava trabalho para a defesa adversária. Aos 22, o atacante fez o cruzamento da direita e o artilheiro João Marcelo tentou duas vezes, mas não concluiu a finalização.
Na reta final do primeiro tempo, o Velo cresceu de produção. Aos 34’, Léo Campos arriscou bom chute da intermediária e o goleiro Gabriel Mesquita fez a defesa. Na sequência, a bola passou na pequena área bugrina e Gabriel Mancha quase desviou para as redes.
No começo do segundo tempo, o Velo Clube seguiu no ataque, mas logo o Guarani voltou a ficar muito próximo de marcar o segundo, acertando a poste duas vezes seguidas. Primeiro em cabeçada de Anderson Leite e depois em chute de Rafael Bilu, que fez bonita jogada individual, mas estava impedido.
Na reta final, os visitantes buscaram o empate após mudanças feitas pelo técnico Guilherme Alves. E o lateral Léo Campos voltou a assustar os donos da casa em chute forte, que desviou e saiu. No último lance, veio o gol do Velo Clube.
FICHA TÉCNICA
GUARANI 1 X 1 VELO CLUBE
GUARANI: Gabriel Mesquita; Yan Henrique, Raphael Rodrigues, Lucas Rafael e Emerson; Nathan, Caio Mello e Anderson Leite (Isaque); Rafael Bilu (Luiz Miguel), Deni Junior (Titi) e João Marcelo (João Victor).
Técnico: Maurício Souza.
VELO CLUBE: Pablo; Rafael Ribeiro (Cauari), Marcelo Augusto e Gabriel Mancha, Yuri Ferraz, Pedro Favela (Carlos Manuel), Léo Baiano (Pedro Cacho) e Léo Campos; Sillas, Jefferson Nem (Lucas Duni) e Vinícius Leite.
Técnico: Guilherme Alves.
Gols: Raphael Rodrigues aos 7 do primeiro tempo. Lucas Duni aos 51 do segundo tempo.
Público: 3.463.
Renda: R$ 86.565,00.
Local: Brinco de Ouro.
Juiz: Vinicius Gonçalves Dias Araujo.
Cartões amarelos: Pedro Favela, Nathan, Luiz Miguel.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram