Time comandado por Renato Gaúcho precisa apenas de um empate para avançar na competição (Marcelo Gonçalves/Fluminense)
O Fluminense fecha a primeira fase do Mundial de Clubes nesta quarta-feira, às 16h (de Brasília), contra o Mamelodi Sundowns, da África do Sul, no Hard Rock Stadium, em Miami. Ao mesmo tempo, Borussia Dortmund e Ulsan HD jogam no TQL Stadium, em Cincinnati.
O Grupo F não tem nenhum dos times definidos para avançar às oitavas. A única certeza é de que o Ulsan não tem mais chances de classificação. Fluminense e Borussia têm quatro pontos cada, e o Mamelodi tem três.
Para classificar, o time de Renato Gaúcho precisa apenas de um empate. Mesmo uma derrota seria suficiente, mas apenas se combinada com um improvável revés do Borussia. A vitória, a depender do outro jogo, pode garantir a liderança.
A situação dos alemães é semelhante. Basta uma vitória para classificar, mas outros resultados também podem servir. Para o Mamelodi, apenas a vitória classifica, junto de uma, já provável, derrota do Ulsan.
Apesar da vitória na segunda rodada, o técnico Renato Gaúcho fez cobranças pela desatenção do time do Fluminense, que sofreu uma virada no final do primeiro tempo.
O próximo adversário é, em tese, o mais fraco do grupo. O treinador, contudo, não acredita em caminho fácil. "Será um jogo difícil, muito perigoso. Vamos nos preparar da mesma maneira que nos preparamos desde que chegamos. Temos de ter a mesma atenção que tivemos contra o Borussia. Sem a bola, vamos tomar os cuidados defensivos. Com a bola, vamos jogar e buscar o gol. Jamais vou preparar minha equipe para jogar pelo empate", garantiu o técnico.
Entretanto, pode ser que Renato precise preservar alguns jogadores. O regulamento do Mundial prevê suspensão por acúmulo de dois cartões amarelos. Nonato, Martinelli e Keno estão pendurados.
MAMELODI TAMBÉM FEZ FRENTE AO BORUSSIA
O time sul-africano chegou a abrir o placar no duelo contra os alemães. Apesar de ter sofrido a virada e ver o rival abrir vantagem, a equipe do técnico português Miguel Cardoso competiu até o fim.
"Entendemos que podemos competir com esses tipos de time (mais potentes). Essa é a perspectiva que levaremos para a próxima partida e que possamos competir novamente", avaliou o comandante.
FICHA TÉCNICA
MAMELODI SUNDOWNS X FLUMINENSE
MAMELODI- Ronwen Williams; Khuliso Mudau, Keanu Cupido, Grant Kekana e Divine Lunga; Teboho Mokoena, Themba Zwane e Marcelo Allende; Lucas Ribeiro, Tashreeq Matthews e Iqraam Rayners.
Técnico: Miguel Cardoso.
FLUMINENSE - Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Fuentes; Bernal e Hércules; Jhon Arias, Ganso e Serna. Cano.
Técnico: Renato Gaúcho.
ÁRBITRO - Anthony Taylor (ING).
HORÁRIO - 16h (de Brasília).
LOCAL - Hard Rock Stadium, em Miami.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram