FALTA DE PLANEJAMENTO

Fernandes será o 7º técnico em 15 meses

Guarani faz a maior reestruturação no futebol desde o início da série de mudanças no começo de 2024

Silvio Begatti
01/05/2025 às 15:56.
Atualizado em 01/05/2025 às 15:56
Marcelo Fernandes foi desligado do cargo de auxiliar técnico fixo do Santos no início de janeiro (Santos FC)

Marcelo Fernandes foi desligado do cargo de auxiliar técnico fixo do Santos no início de janeiro (Santos FC)

O Conselho de Administração (CA) do Guarani consolidou, nesta quarta-feira (1º), a maior reformulação no futebol do clube desde o início da série de trocas promovidas a partir do ano passado, motivadas pela falta de resultados e de planejamento. Além das mudanças no comando técnico e na função de executivo, agora também a coordenação do departamento de futebol passa por alteração. 

O clube anunciou o desligamento de Danilo Silva, coordenador desde janeiro deste ano, e do executivo Rodrigo Pastana. Ambos deixam o cargo poucos dias após a demissão do técnico Maurício Souza, oficializada há oito dias. 

Na mesma ocasião, o Guarani confirmou a contratação do técnico Marcelo Fernandes, ex-Santos. Também anunciou Farnei Coelho como novo executivo de futebol e tem negociação avançada com Elano para assumir a coordenação. Os três devem ser apresentados oficialmente em entrevista coletiva na sexta-feira (3), dois dias antes do confronto contra o Botafogo-PB, no Brinco de Ouro, válido pela quarta rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. O time busca seus primeiros pontos na competição após três derrotas consecutivas e ocupa a lanterna. 

Com a chegada de Farnei Coelho, o Guarani alcança o quarto executivo de futebol em apenas 15 meses. Antes dele, passaram pelo cargo Juliano Camargo, Toninho Cecílio e Rodrigo Pastana. Já Marcelo Fernandes será o sétimo técnico no mesmo período. Ele sucede Umberto Louzer, Claudinei Oliveira, Júnior Rocha, Pintado, Allan Aal e Maurício Souza. A média é de um treinador a cada dois meses. Nesse intervalo, o auxiliar fixo Marcelo Cordeiro também assumiu o time como interino em três oportunidades — a mais recente na última segunda-feira, na derrota por 2 a 0 para o Caxias, no Sul. 

Cordeiro deve comandar o time pela última vez no jogo contra o Botafogo-PB, antes de passar o bastão para Marcelo Fernandes, que está sem clube desde janeiro, quando deixou o cargo de auxiliar técnico fixo do Santos. 

Em suas redes sociais, o Guarani destacou o currículo do novo treinador. “Aos 54 anos, o novo comandante bugrino defendeu o Santos por dez anos como treinador e auxiliar, e ostenta títulos importantes na carreira. Como técnico da equipe santista, Marcelo fez 62 jogos, com a conquista do Campeonato Paulista de 2015 e mais de 50% de aproveitamento geral. Como auxiliar, levantou os troféus dos Paulistas de 2011, 2012 e 2016, além da Libertadores de 2011 e da Recopa Sul-Americana de 2012”, publicou o clube. Junto com Fernandes, chegam também o auxiliar Marcelo Copertino e o preparador físico Marquinhos, ambos com passagem pelo Santos. 

DESPEDIDA E REENCONTRO 

Farnei Coelho se desligou nesta semana do YpirangaRS, onde trabalhou por três anos e meio. Em mensagem de despedida nas redes sociais, agradeceu ao clube gaúcho. “Poderia falar de tantas emoções e conquistas que tivemos em campo ou dos processos que ajudamos a implementar... mas prefiro falar de gratidão”, escreveu. 

Formado em Educação Física e Filosofia, Coelho reencontrará no Guarani o meia Caio Mello, com quem trabalhou no Ypiranga durante a campanha da Série C do ano passado — que quase garantiu o acesso à Série B. Antes disso, atuou como gerente de futebol no Brasil-RS e como gestor no Nova Mutum-MT.

Reforço simbólico 

Ídolo formado nas categorias de base do Guarani, o ex-meia Elano deve assumir a coordenação de futebol. Ex-jogador da Seleção Brasileira, ele tem forte identificação com o Santos, mas também mantém laços históricos com o clube campineiro.

O CA aposta na experiência de Elano como técnico — com passagens por Santos, Inter de Limeira e Náutico — e em sua vivência no futebol para fortalecer os bastidores e contribuir com a esperada reação em campo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por