BOA OPÇÃO

Em forma, Rafael Bilu ganha espaço no Guarani

Atacante deixa lesão para trás, vira titular e marca gol nos dois últimos jogos do time

Silvio Begatti
18/04/2025 às 12:51.
Atualizado em 18/04/2025 às 14:38

Rafael Bilu, atacante do Guarani (Raphael Silvestre/Guarani FC)

Anunciado como reforço em 13 de janeiro, Rafael Bilu chegou ao Guarani ainda sob efeito do rescaldo de uma grave lesão sofrida em 2023. No Brinco de Ouro, precisou se submeter a trabalhos específicos com os departamentos de fisiologia e preparação física e, aos poucos, foi entrando na equipe. Hoje, em forma, começa a se consolidar como importante opção no ataque. Bilu não apenas foi titular nos últimos quatro jogos, como marcou gol na partida de encerramento do Guarani no Paulistão e também na de abertura da Série C.

ENTREVISTA

"A chegada aqui foi difícil. Eu vinha de um bom tempo parado. No ano passado, não consegui desempenhar bem. Estava em processo de recuperação e faltava ritmo", comentou o jogador de 25 anos durante entrevista coletiva nesta quinta-feira.

LESÃO

Em maio de 2023, Bilu sofreu ruptura total no tendão de Aquiles do pé esquerdo e precisou passar por cirurgia. Em julho de 2024, ainda sem jogar, se transferiu do Cruzeiro para o CRB e, em seguida, foi contratado pelo Guarani.

O MELHOR MOMENTO

Depois de acertar uma finalização na trave na partida contra o Velo Clube, no Brinco, Bilu vivenciou no compromisso seguinte seu melhor momento com a camisa alviverde até agora. Pela última rodada da primeira fase do Paulistão, na Neo Química Arena, ele recebeu lançamento de João Victor e, com precisão no chute cruzado de primeira, mandou a bola no canto oposto do goleiro do Corinthians, Hugo Souza. O gol, seu primeiro pelo Guarani, foi a realização de um sonho para o jogador, que nunca havia marcado na arena corintiana.

MARCANTE

"Foi um gol especial. Fui criado no Corinthians desde pequeno e sempre sonhava em fazer um gol ali, depois da construção da arena. E, graças a Deus, aconteceu com a camisa do Guarani", lembrou o atacante, que também tem passagens por América-MG, CSA, Mirassol, Juventude e Criciúma.

A partida seguinte, depois de quase 50 dias de espera, foi a estreia na Série C do Campeonato Brasileiro, no último domingo, no Brinco. E, de pênalti, Bilu anotou seu segundo gol pelo clube. O resultado, no entanto, não foi o esperado. O Maringá venceu por 3 a 2, e os donos da casa saíram de campo vaiados. O atacante entendeu o lado do torcedor.

"A torcida vem a campo para ver vitória e tem que cobrar mesmo. Nós temos que ser cobrados. Os resultados precisam começar a aparecer", avaliou.

OPINIÃO

Bilu fez coro ao discurso do técnico Maurício Souza na avaliação do duelo contra o Maringá. "Tivemos que sair do nosso estilo por causa da marcação individualizada e da movimentação diferente do adversário. Para nós, foi uma forma nova de jogar. Mesmo assim, a partida foi decidida nos detalhes, com gol contra no final. Eles tiveram ainda um gol impedido que foi validado. Mas não são desculpas. Reconhecemos que precisamos melhorar. Contra o Brusque, acreditamos que vamos poder desempenhar o que treinamos para a competição e será diferente", projetou o atleta.

ANIVERSÁRIO

Se o Guarani vencer, o presente de Bilu estará garantido: no dia seguinte ao jogo, feriado de Tiradentes, o atacante completará 26 anos. Ao comentar sua idade, o atleta brincou que no Guarani se sente velho — uma referência à juventude do elenco comandado por Souza.

PREPARAÇÃO

O grupo treina até sábado de manhã, em Campinas, e, na sequência, viaja para o compromisso fora de casa. Na terceira rodada, o Guarani volta a jogar como visitante, contra o Caxias, no Sul.

LOCAL DO JOGO

A partida contra o Brusque seria realizada no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, por conta de uma punição sofrida pelo Brusque. No entanto, o dono do estádio, Carlos Renaux, entrou em um acordo com a Federação Catarinense e reverteu a situação. O Estádio Augusto Bauer ainda precisa de regulamentações, mas foi liberado provisóriamente para o jogo. 

Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por