Elenco e diretoria ressaltam qualidade do trabalho do treinador do Guarani no início do ano
Souza: modelo de jogo ofensivo que passa por aperfeiçoamento (RaphaelSilvestre\GuaraniFC)
O desempenho de Maurício Souza nos primeiros meses de Guarani é considerado de alto nível no Brinco de Ouro. Na última semana, o executivo de futebol Rodrigo Pastana e o volante Anderson Leite, um dos líderes do grupo, não economizaram elogios ao comandante que pela primeira vez na carreira vivencia a experiência como técnico efetivo e protagonista de um plano de trabalho para uma temporada em um time profissional no Brasil.
"O Maurício é um treinador brilhante", definiu Pastana. "Ele é ótimo, um treinador de Série A e o elenco precisa aproveitar isso", acrescentou Leite, durante entrevista coletiva ao lado do executivo de futebol na última sexta-feira. Os elogios geram uma expectativa alta em relação à performance do Guarani na Série C do Brasileiro, que representará o teste de fogo para o treinador.
Depois de encontrar dificuldades na preparação do time em razão do apertado calendário do Campeonato Paulista e, mesmo assim, alcançar resultado planejado, Souza desfruta agora de um período superior a 40 dias só para treinamentos e durante a competição as rodadas acontecerão só aos finais de semana.
Souza foi anunciado como técnico do Guarani no dia 5 de dezembro de 2024, em meio a desconfianças e curiosidades do torcedor, abalado com o rebaixamento do time para a Série C. Afinal, o desconhecido treinador, campeão brasileiro de aspirantes com o RedBull Bragantino na última temporada e com passagens de destaque nas categorias de base de Botafogo e Flamengo, chegava com um currículo modesto no comando de times profissionais e uma experiência na Indonésia.
No entanto, na prática, a equipe completamente reformulada e montada às pressas com atletas jovens, superou as expectativas. O Guarani não apenas conseguiu sua manutenção na divisão de elite, como liderou sua chave no Paulistão por várias rodadas e chegou a brigar pela classificação até seu último compromisso na primeira fase.
"O resultado que tivemos nesse começo de ano é também por causa do Maurício", constata Leite. "Não é fácil pegar um time do zero e chegar nos resultados que conseguimos. O Maurício tem nos ajudado muito e com esse elenco jovem e qualificado tenho certeza que vamos alcançar nossos objetivos na Série C", completou o volante.
Primeiros Passos
Pastana lembrou da forma como iniciou as negociações com Souza. "Eu e o Danilo (Danilo Silva, coordenador de futebol) fomos assistir a alguns jogos do time de aspirantes do RedBull. Em uma dessas ocasiões, nos reunimos com o Maurício em uma padaria, onde ficamos por três, quatro horas conversando sobre como ele pensava sobre futebol e modelo de jogo", conta. "Nossa proposta no Guarani é subir à Série B, jogando um bom futebol, de modo a fazer o clube voltar a ser grande e uma vitrine importante."
Quando chegou ao Brinco, Souza disse que é adepto do futebol ofensivo, mas com equilíbrio, mediante um sistema defensivo coeso. Na prática, o time foi agressivo, determinado, com bloco alto de marcação, mas ainda carente de ajustes, principalmente nas articulações de ataque. O modelo deve ser aperfeiçoado agora como período disponível para treino. "O Maurício mostrou que é ponta firme, confia no nosso projeto e não cede às pressões do mercado", comentou Pastana, revelando que o profissional chegou a receber sondagens de outros clubes depois do Campeonato Paulista.
Agora, em busca do grande objetivo do ano, que é o acesso no Brasileiro, o Guarani espera consolidar o planejamento de manter o elenco diante das investidas do mercado e conseguir reforços pontuais.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram