APRESENTAÇÃO

Elano relembra histórias na volta ao Bugre

Formado na base do Brinco, coordenador fala sobre sua trajetória no clube para motivar elenco

Silvio Begatti
03/05/2025 às 11:54.
Atualizado em 03/05/2025 às 11:54
Elano assume cargo inédito no Guarani: entusiasmo (Reprodução\Instagram)

Elano assume cargo inédito no Guarani: entusiasmo (Reprodução\Instagram)

Os momentos de maior esperança da torcida do Guarani desde o início de 2024 são nas entrevistas de apresentação, seja do executivo de futebol ou do treinador. Ao mesmo tempo em que são criticadas, as seguidas trocas de comando também geram uma nova expectativa no bugrino diante das projeções de mudança feitas pelos profissionais que iniciam seus trabalhos no Brinco de Ouro. No entanto, os discursos não têm se consolidado na prática, haja vista o rebaixamento à Série B no ano passado e o início ruim na Série C em 2025, frustrando a coletividade. Ontem, o Guarani apresentou o seu novo pacote de “reforços” no departamento de futebol e a torcida espera, mais uma vez, que, enfim, os resultados apareçam dentro de campo.

Dessa vez, além do executivo e do treinador, o Guarani apresentou também o novo coordenador. Substituto de Danilo Silva, que estava no cargo desde o início de 2024, o ídolo Elano retorna ao clube, onde foi formado como atleta. E em sua apresentação, o exjogador que brilhou no Santos, futebol europeu e Seleção Brasileira, além de ter experiências como treinador, fez um discurso emocionado.

“O que me traz aqui é o Guarani. Sou filho desse clube, que me deu comida por 15 anos. Infelizmente, não pude realizar o maior sonho da minha vida que era ser profissional do Guarani. Mas hoje, realizo o sonho de ser coordenador desse clube”, relatou ele, que fez apenas uma partida na equipe de cima do Alviverde antes de se transferir para a Inter de Limeira e depois Vila Belmiro, onde se projetou. “A única coisa que me tiraria de casa era trabalhar aqui”, comentou Elano, cujo último trabalho foi como técnico da Ferroviária em 2023 e estava sem projetos para voltar à ativa. 

No primeiro contato com o elenco, Elano usou sua história no Brinco para motivar os jogadores. Ele assumirá uma função inédita dentro de sua trajetória no futebol, que é servir de elo entre o grupo de atletas, comissão técnica e direção. “Até vou começar a fazer faculdade a partir do dia 5 de maio para me aperfeiçoar”, comentou o ex-jogador de 43 anos, mostrando-se entusiasmado com o cargo. Fazer uma interação com as categorias de base também é objetivo do novo coordenador no Brinco.

Elano mostrou um discurso afiado com o do executivo de futebol Farnei Coelho, ex-Ypiranga, que falou antes. Para o dirigente, o Guarani é um time técnico e precisa se adequar mais à divisão, mesma opinião do coordenador, que prega o aumento no nível de competitividade. “Se fosse na Série B, acredito que o início do Guarani seria diferente”, comentou Coelho.

Formado em Educação Física e Filosofia, o executivo acredita em dois pilares para o sucesso: capacidade técnica em todos os níveis “daquele que molha o gramado até ao que faz gol” e bom ambiente. “Quando cheguei, até conversei com a psicóloga do clube que vou usá-la bastante”, revelou. “O ambiente precisa estar leve, os jogadores têm que chegar com tesão para trabalhar”, discursou.

Também apresentado junto com sua comissão técnica, o treinador Marcelo Fernandes acredita que a ansiedade tem atrapalhado o grupo. “Percebo que os jogadores querem resolver logo e cabe a nós segurar esse ímpeto”, citou. Sobre sua forma de armar a equipe, adiantou não ser engessado em esquemas táticos. “Monto minhas equipes de acordo com o que tenho à disposição e com o adversário”, comentou o treinador, que vai estrear amanhã, contra o Botafogo-PB, às 19h, no Brinco, onde o Guarani vai buscar seus primeiros pontos na competição.

Guarani e Botafogo-PB se enfrentaram apenas uma vez na história, na campanha do título brasileiro de 1978, quando o Bugre recebeu o ‘Belo’ no Brinco de Ouro e ganhou por 1 a 0, com gol de Careca.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por