Atletas comemoram a permanência da Macaca na Série B (Marcos Ribolli/PontePress)
De maneira destemida e sem dar chance ao oponente, a Ponte Preta assegurou a sua permanência na Série B do Campeonato Brasileiro ao vencer o CRB por 3 a 0, em jogo realizado na tarde deste sábado no estádio Moisés Lucarelli e válido pela rodada de encerramento da competição nacional. O resultado deixou a Macaca com 42 pontos e na 15ª colocação na classificação final. O atacante Pablo Dyego foi o destaque com dois gols. Paul Villero foi o autor do terceiro gol. Apesar da celebração pela conquista, esta foi a menor pontuação da Alvinegra desde que voltou a disputar a competição em 2018. A equipe entra em férias e o próximo desafio será a Série A-1 do Campeonato Paulista, que começará no dia 21 de janeiro de 2024.
Assim como nos jogos contra Tombense e Juventude, a covardia não esteve presente na equipe pontepretana. Os titulares marcavam à frente, buscavam tocar a bola e atormentavam a defesa alagoana. O CRB tentava especular nas imediações da área, mas a ineficiência prevalecia. Lucas Lima e João Paulo não conseguiam penetrar na área da Alvinegra.
Em contrapartida, Pablo Dyego fazia a diferença, seja nas jogadas de velocidade ou nas tramas em que buscava a parceria dos companheiros. Dois lances foram emblemáticos deste cenário.
No primeiro, aos 05 minutos, o camisa 11 pontepretano disparou e ao fazer o corte no zagueiro Fábio Alemão ele foi derrubado dentro da meia pelo zagueiro Fábio Alemão. O árbitro Leandro Pedro Vuaden chegou a aplicar o cartão amarelo, mas após ser alertado pelo árbitro de vídeo Daniel Nobre Bins , Vuaden voltou atrás e aplicou a expulsão do zagueiro da equipe alagona.
Aos 20 minutos, a explosão no Majestoso. Felipinho iniciou o jogada que caiu nos pés de Jeh, que deu o passe na medida para Pablo Dyego dominar e balançar as redes.
Tudo parecia controlado e uma turbulência surgiu no horizonte: o zagueiro Fábio Sanches sentiu uma lesão e precisou ser substituído por Thomaz Kayk.
Com um homem a menos, o CRB buscava incomodar em chutes de média e longa distância cujo protagonismo era João Paulo e Léo Pereira. João Paulo, aliás, que precisou ser retirado de campo aos 47 minutos por lesão. Rafael Longuine entrou em seu lugar. Mas o quadro já era desconfortável para o CRB na busca do empate no segundo tempo. O técnico Daniel Paulista simplesmente não queria pagar pela omissão e colocou Ramon Menezes no lugar de Rômulo. Não adiantou. Logo no primeiro minutos, Artur conduziu a bola no lado esquerdo e tocou para Pablo Dyego, que teve calma para dominar e ampliar a vantagem.
Nos minutos subsequentes, a Ponte Preta abaixou a voltagem da partida, procurando se aprimorar na marcação. Bruno Silva ainda mandou uma bola no travessão. Mas o terceiro gol saiu aos 38 minutos, quando Paul Villero arrancou pelo lado esquerdo, entrou na área e tocou para dar números finais a partida e assegurar a vaga na segundona nacional em 2024.
FICHA DO JOGO
PONTE PRETA 3 X 0 CRB
Ponte Preta: Caíque França; Mailton, Fábio Sanches (Thomaz Kayk), Castro e Artur; Felipe Amaral, Felipinho (Fraga), Ramon Carvalho e Elvis; Jeh (Igor Torres) e Pablo Dyego (Paul Villero).
Técnico: João Brigatti
CRB: Vitor Caetano; Matheus Ribeiro, Fábio Alemão, Saimon e Guilherme Romão; Falcão, Lucas Lima e João Paulo (Rafael Longuine); Léo Pereira (Renato), Rômulo (Ramon Menezes) e Mike (Bruno Silva).
Técnico: Daniel Paulista.
Gols da Ponte Preta: Pablo Dyego aos 20 minutos do primeiro tempo e logo a 01 minuto e Paul Villero aos 38 minutos do segundo tempo.
Cartão Vermelhos: Fábio Alemão (CRB)
Renda: R$ 107.420
Público: 9737
Juiz: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas