Brinco de Ouro, casa do Guarani e palco do Dérbi 198 (Wagner Souza/AAn)
O ano de 2021 mal começou, mas o principal clássico do Interior já vai agitar Campinas. Ainda mais porque o Dérbi 198, hoje, às 19h15, no Brinco de Ouro, tem um ingrediente para apimentar a rivalidade: colados na tabela, Guarani e Ponte Preta se enfrentam com a obrigação de buscar a vitória para que possam manter vivo o sonho do acesso na Série B do Brasileiro. Por conta da pandemia do coronavírus, mais uma vez o duelo será disputado com portões fechados, como nos dois confrontos anteriores.
O Bugre tem ligeira vantagem na classificação por estar na sexta posição, com 47 pontos. A diferença para o G4, porém, aumentou após a derrota para o América-MG e fez com que o Dérbi ganhasse ainda mais importância.
E o técnico Felipe Conceição ainda terá que lidar com desfalques por conta da Covid-19. Depois de Marcelo, Bruno Sávio e Erick Daltro, que já foram baixas no sábado, o zagueiro Romércio e o polivalente Pablo também testaram positivo e estão fora da partida. Waguininho será uma das novidades na formação titular. Não está descartada também outra mudança inesperada, guardada a sete chaves pelo treinador. Quem podia pintar como surpresa era Junior Todinho, mas o atacante não participou dos últimos treinos.
Em seu primeiro Dérbi, Conceição preferiu tirar o peso adicional do time. "É um clássico, é um jogo importante, mas não é tudo ou nada. Há muitos pontos a serem jogados, são 18 pontos, a vantagem do quarto colocado para nós não é grande, então a gente está no páreo", disse.
Do outro lado do clássico, a Ponte Preta aparece na sétima colocação, com 46 pontos, e vai campo para tentar se recuperar da derrota para o Juventude. De quebra, derrotar o rival faz a Macaca ultrapassar o Guarani e encurtar a distância em relação ao G4 que hoje é de cinco pontos.
Embora não tenha nenhum desfalque por suspensão, o técnico Fabinho Moreno não poderá contar com o atacante Moisés, que sofreu um acidente de carro na noite do Ano Novo e se recupera de escoriações leves. Por outro lado, a Ponte terá a volta dos volantes Dawhan e Luís Oyama, além dos atacantes João Veras e Pedrinho. O quarteto estava infectado pela Covid-19, mas terminou de cumprir o período de isolamento. O lateral-direito Apodi também retorna após desfalcar a equipe por conta de uma amigdalite e é presença certa na vaga de Léo Pereira.
Além disso, a Macaca ganhou um reforço nos bastidores. Após passar por uma cirurgia no punho direito, em novembro, o goleiro Ivan foi reintegrado ao elenco e passou confiança ao grupo de jogadores. "Mesmo não podendo jogar ainda, faço questão de estar presente para dar força e suporte ao nosso time”, afirmou Ivan, que foi titular no Dérbi do primeiro turno, mas não atua desde 24 de outubro.