NO GOL

De vilão a herói, Andrey ganha apoio no Guarani

Goleiro já vivencia fortes emoções em seu início de trajetória no Brinco de Ouro

Silvio Begatti
06/05/2025 às 15:09.
Atualizado em 06/05/2025 às 15:09
O goleiro Andrey celebra depois de defender pênalti cobrado por Camilo, que lamenta (Raphael Silvestre\Guarani FC)

O goleiro Andrey celebra depois de defender pênalti cobrado por Camilo, que lamenta (Raphael Silvestre\Guarani FC)

Foram apenas dois jogos pelo Guarani, mas o suficiente para o goleiro Andrey já vivenciar fortes emoções em seu novo clube. Tanto contra o Caxias, em sua estreia, quanto diante do BotafogoPB, domingo, no Brinco de Ouro, o arqueiro não escapou das críticas da torcida por cometer seguidos erros e mostrar extrema insegurança. Mas ainda no segundo tempo da partida contra a equipe paraibana, ele foi do inferno ao céu. Aos 5 minutos, cometeu pênalti em Denilson e, um minuto depois, fez a defesa na cobrança de Camilo. Assim, deixou o campo como um dos heróis da vitória por 2 a 1, a primeira do Bugre na Série C do Campeonato Brasileiro. No vestiário, o jogador de 31 anos foi um dos mais festejados pelos companheiros.

A semana que antecedeu o duelo contra o BotafogoPB foi marcada por fortes contestações ao goleiro, principalmente nas redes sociais. Isso em razão de sua estreia pelo Guarani em Caxias do Sul, domingo retrasado, quando saiu de campo como vilão após a derrota por 2 a 0, a terceira seguida do time. No primeiro gol dos donos da casa, ele rebateu para a pequena área uma cobrança de falta, ao invés de espalmar para fora, e a bola sobrou livre para o atacante finalizar.

Mantido no time pela nova comissão técnica, Andrey deixou a torcida impaciente nas arquibancadas do Brinco no último domingo. Foram pelo menos três falhas que quase comprometeram o Guarani contra o BotafogoPB. Na saída para o intervalo, o goleiro recebeu apoio dos companheiros e, na volta para o segundo tempo, se redimiu com a defesa do pênalti, quando os donos da casa venciam por 1 a 0. Depois, no entanto, se equivocou na saída da meta no gol de Henrique Dourado — falha que não chegou a ser destacada por causa do resultado final.

“O jogo em Caxias foi um mal-entendido”, disse Andrey após a vitória. “Procurei manter a cabeça erguida e mostrar o meu valor. Vou seguir trabalhando forte para recolocar o Guarani no alto escalão do futebol brasileiro.” O técnico estreante Marcelo Fernandes defendeu o jogador, contratado pelo Guarani depois de atuar pela Desportiva Ferroviária por duas temporadas e ser considerado o melhor goleiro do último Campeonato Capixaba. “O Andrey é um excelente goleiro, já provou isso em vários clubes”, avaliou, acrescentando que a ansiedade atrapalhou o arqueiro. “É aquela história do jogador querer acertar para dar uma resposta, mas todo o grupo estava com uma carga pesada. O importante foi a vitória.”

Dias intensos

Fernandes estreou depois de trabalhar apenas três dias com o grupo. E, apesar de o tempo ter sido curto, foi intenso, ressaltou.

“Procuramos, nesse período, mudar a atitude, tirar o peso das costas dos atletas. E o grupo respondeu bem”, frisou. Dentro de campo, o técnico fez ajustes em algumas posições, como o recuo de Anderson Leite e o avanço de Caio Mello no meio de campo, e treinou mais volume ofensivo.

“Eu assisti a alguns jogos do Guarani e percebi que, mesmo com posse de bola, o time finalizava pouco. Trabalhamos no sentido de a equipe terminar a jogada e finalizar mais. Também treinamos muito os duelos por cima e por baixo. Os números melhoraram, mas ainda temos muito trabalho pela frente. Vamos seguir construindo com os pés no chão.”

Para a próxima partida, sábado, às 17h, contra o São Bernardo, no Brinco, Anderson Leite é dúvida. O volante sofreu uma entrada forte na canela e teve de deixar o gramado antes dos 15 minutos contra o Botafogo-PB. As lesões e os problemas físicos perseguem o atleta, que encontra dificuldades para manter uma sequência de jogos. No domingo, Pablo Baianinho entrou na vaga e teve boa atuação, inclusive com assistência no primeiro gol, marcado por Emerson.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por