Jogadores pontepretanos perderam um dia de preparação com adiamento (Pontepress)
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou no início da tarde de ontem que a partida entre Chapecoense e Ponte Preta, marcada inicialmente para hoje, às 16h, teve que ser transferida para amanhã, às 19h, na Arena Condá. O confronto é válido pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
A decisão foi tomada após a delegação pontepretana ter sido impedida de embarcar para Chapecó a partir do Aeroporto de Viracopos. O motivo foram as condições climáticas adversas existentes na cidade catarinense, o que dificultaria o pouso do avião que levaria a delegação. A diretoria pontepretana consultou a CBF e conseguiu autorização para embarcar hoje, às 11h e desembarcar no local do jogo no período da tarde. No documento emitido pela CBF existiu uma descrição do motivo do embarque não ter sido realizado. “Inviabilidade de realização da partida na data programada, por questões de força maior, devido a situações climáticas na região de Santa Catarina, impossibilitando a viagem do clube Ponte Preta–SP na data planejada para o pouso em Chapecó ou outros aeroportos da região”, afirma o documento emitido pela CBF em relação ao jogo, que oficialmente é o de número 56 da Série B.
Os problemas climáticos não são novidade em Chapecó. Em outubro do ano passado, a Chapecoense teve que adiar o confronto com o Sport -PE, que seria disputado na Ilha do Retiro, no Recife. Na ocasião, os jogadores, comissão técnica e colaboradores que viajariam aguardavam no aeroporto de Chapecó para o embarque. Passado algum tempo, eles foram comunicados que, o avião que já estava em atraso, não conseguiu pousar em função dos temporais que atingiam a região. A equipe teve que retornar a Arena Condá e esperar a marcação da partida, que ocorreu no dia 22 de outubro e terminou com vitória do rubro negro pernambucano por 2 a 1.
O técnico da Chapecoense, Umberto Louzer, afirmou que este é um cenário que precisa ser assimilado por quem trabalha no clube catarinense. “É uma situação que foge ao nosso controle. Entendemos o adiamento, é uma condição inerente de Chapecó nesta época do ano, e a nossa parte é estar concentrado para enfrentar um forte adversário na segunda-feira e conseguir sair com a vitória da Arena Condá", disse o treinador. A reportagem do Correio Popular entrou em contato com o técnico João Brigatti, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.
Em contrapartida, o diretor executivo de futebol da Chapecoense, Marcus Vinícius Beck Lima, disse que o quadro vivido pela Ponte Preta era esperado. “Muitos voos essa semana foram cancelados aqui para Chapecó. Existe um problema sério em relação ao clima e estávamos em contato com o pessoal da Ponte Preta para ver se existiam alternativas, o que não foi possível adotar”, disse em entrevista à Rádio Brasil Campinas.
Pelos problemas climáticos ocorridos no Rio Grande do Sul, Beck Lima afirma que não foi possível aconselhar um plano B para a Macaca. “O aeroporto mais próximo daqui fica a 170 quilômetros e é em Passo Fundo–RS e deve sofrer por conta da demanda gerada pelas enchentes do Rio Grande do Sul”, disse o dirigente.
Segundo ele, as viagens à cidade catarinense ou as próprias viagens da equipe tem que ser planejadas com esmero. “Evitamos voos muito cedo ou voos noturnos, mas nesse horário especificamente (que a Ponte Preta iria embarcar) era para ter aberto”, completou o dirigente, que descreveu o comportamento dos jogadores diante do episódio.
“Desde o treinamento da manhã, os jogadores já trabalhavam com essa possibilidade”, disse.
FICHA TÉCNICA
CHAPECOENSE X PONTE PRETA
CHAPECOENSE: Matheus Cavichiolli, JP Galvão, Doma, Bruno Leonardo e Mancha; Foguinho, Carvalheira, Giovani Augusto e Thomás; Marcinho e Mário Sérgio.
Técnico: Umberto Louzer
PONTE PRETA: Pedro Rocha; Igor Inocêncio, Luis Haquín, Sérgio Raphael e Gabriel Risso; Dudu Vieira, Emerson Santos e Elvis; Iago Dias (Dodô), Matheus Régis (Dodô) e Gabriel Novaes
Técnico: João Brigatti
Juiz: Bruno Pereira Vasconcelos
Horário: 16 horas
Local: Arena Condá, em Chapecó
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.