Douglas Leite (à dir.) chegou com o técnico Alberto Valentim (Marcos Ribolli)
Consciente sobre a necessidade de dar respaldo aos jogadores que vão defender a Ponte Preta na Série C do Campeonato Brasileiro, a diretoria executiva, apesar das dificuldades financeiras, sustentou uma infraestrutura multidisciplinar na comissão técnica, que tem 28 integrantes e que exercem 18 funções. A intenção é que nenhum detalhe escape antes da largada contra o Figueirense, marcada para o período entre 12 a 14 de abril, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
Além do técnico Alberto Valentim, o grupo conta com a presença do auxiliar fixo Edson Boaro e de Douglas Leite, contratado com o treinador. Todos os outros profissionais foram escolhidos pela Macaca. No comando da estrutura estão o coordenador de futebol João Brigatti e o gerente de futebol Ricardo Koyama. Para auxiliar no trabalho de Valentim, a Alvinegra campineira colocou a disposição os treinadores de goleiros Lauro Batista e o Diego Xau e os preparadores físicos Léo Cupertino e Guiga Gomes.
Na questão da obtenção de informações, duas frentes foram estabelecidas. O analista de desempenho Alexandre Denis Favrin é o responsável por dissecar a apresentação da equipe nos jogos e treinos e repassar os dados para a comissão técnica.
Quanto a Bazilio Amaral e Guilherme Righetto, intitulados como Analistas de Mercado, eles são encarregados de buscar jogadores em outros clubes. A comissão técnica ainda conta com as funções de nutricionista, fisioterapeutas, massagista, roupeiros e o departamento médico, composto por cinco profissionais. Os supervisores Claudio Henrique Albuquerque, o Kiko, e Pedro Paulo D´Abruzzo, o Boina, são os condutores da preparação de parte logística e a marcação das reuniões que ocorrem antes dos confrontos.
A equipe que atua no Centro de Treinamento do Jardim Eulina está no centro do processo de recuperação do centroavante Jeh e do armador Elvis. O primeiro tem a sua a volta para o time prevista para a terceira rodada, quando a Macaca viaja até Aracaju (SE) para enfrentar o Confiança (SE). Apesar de não ter participado dos jogos-treinos, o camisa 10 da Macaca deverá fazer parte do time titular desde a rodada inicial contra o Figueirense, quando a comissão técnica espera que todos estejam em forma. "Temos exercícios que são básicos, que estabelecemos para trabalhar na academia e exercício de força. Às vezes, eles fazem um pouquinho menos. É um período de adaptação, mas temos tempo para a estreia da competição", explicou o preparador físico da Ponte Preta, Léo Cupertino.
Nos jogos preparatórios, a equipe titular venceu o sub-20 por 2 a 0, ganhou da Portuguesa por 3 a 1 e foi batida pela Internacional de Limeira por 3 a 1. O próximo confronto será na sexta-feira, contra o Água Santa, rebaixado na última edição do Campeonato Paulista.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram