PRODUTIVIDADE

Comissão técnica atinge estabilidade no Bugre

Mozart Santos conquistou mais de 54% dos pontos disputados

Wendell Coral
16/10/2022 às 14:13.
Atualizado em 16/10/2022 às 14:13
Mozart credita o sucesso do Guarani ao elenco forte e contratações assertivas realizadas pela diretoria (Thomaz Marostegan)

Mozart credita o sucesso do Guarani ao elenco forte e contratações assertivas realizadas pela diretoria (Thomaz Marostegan)

A atual comissão técnica do Guarani, sob comando do treinador Mozart Santos, completou um turno na direção do Bugre. Anunciado no dia 28 de junho para substituir Marcelo Chamusca, que não fez a equipe campineira crescer de produtividade, estreou justamente contra o CRB - último adversário -, no Rei Pelé.

Passados mais de três meses, o professor tem um aproveitamento que impressiona. Quando chegou, o Alviverde estava na vice-lanterna da Série B com somente 13 pontos, sendo dois de desvantagem para o primeiro time fora da zona de rebaixamento. Agora, com 44 pontos e a situação resolvida, o Conselho de Administração passa a pensar na próxima temporada.

No total, Mozart conquistou nove vitórias, quatro empates e seis derrotas nas 19 partidas em que esteve à frente. Tais números que resultam em um aproveitamento de 54,38% - foram 31 pontos conquistados de 57 que estiveram em disputa. Com a manutenção do clube assegurada no campeonato nacional, o clima, claro, se tornou de alegria ainda maior no vestiário do Brinco de Ouro.

"Eu gosto sempre de frisar a transformação dos jogadores entre eles. Eu já pensava isso como atleta. Não é demagogia da minha parte. O jogador é fundamental no processo. Hoje, como treinador, eu tenho certeza. O atleta é o protagonista. Seria simples eu falar da questão tática. Mas não vou fazer isso. Não que não tenha tido parcela importante, mas seria injusto. O grupo era forte e as contratações foram assertivas", analisou Mozart Santos.

Copa do Brasil

Mesmo após ter sacramentado a permanência na Série B - que era o principal objetivo -, o Guarani passa a focar em outra missão: deixar o clube em uma boa posição para disputar a Copa do Brasil de 2023.

Em 2022, o Bugre foi precocemente eliminado para o Vila Nova, em duelo válido pela segunda fase da competição mais rentável do país. Para marcar presença na próxima temporada, o Alviverde tem duas possibilidades. A primeira delas é terminar em uma melhor colocação na tabela de classificação e, consequentemente, avançar no Ranking Nacional de Clubes, que leva em consideração o desempenho dos times nos cinco anos anteriores.

Atualmente, a equipe está com 44 pontos na Série B e precisa finalizar a segunda divisão nacional com, no mínimo, duas posições abaixo do Criciúma. A outra possibilidade, essa sem a necessidade de entrar em campo, é torcer para que São Paulo ou RB Bragantino conquistem uma vaga na Copa Libertadores (dessa forma o Alviverde confirma a vaga na CDB por meio das vagas destinadas à Federação Paulista).

Preparação

O Guarani segue dando continuidade aos treinamentos. Em semana cheia de preparação depois da importante vitória sobre o CRB, Mozart Santos tem algumas dúvidas sobre a equipe que vai entrar em campo contra o Cruzeiro, na terça-feira, fora de casa, a partir das 21h30.

Um desfalque é certo. Líder em assistências diretas nesta edição da Série B (sete no total), o lateral-esquerdo Jamerson Bahia recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso. Mayk, que veio do Retrô-PE, é o substituto natural. Entretanto, alguns jogadores dependem do aval do departamento médico. Rodrigo Andrade, que iniciou o processo de transição física após lesão na panturrilha, deve ser liberado e viajar com o plantel. Por outro lado, o atacante Bruno José tem passado por infiltrações no pé há um tempo e tem entrado em campo no sacrifício.

O lateral-direito Diogo Mateus também tem presença incerta. Zerado com cartões, o ala sentiu uma fisgada na coxa ainda no jogo contra o Ituano, e vai passar por uma última avaliação. Caso não possa atuar, Lucas Ramon será o titular mais uma vez. Por fim, o meio-campista Giovanni Augusto foi substituído no duelo anterior com dores no joelho e pode ser preservado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por