Com dois gols e três assistências nos últimos quatro jogos do Guarani, meia se torna peça-chave na equipe de Elio Sizenando
Autor de um dos gols da vitória contra o Amazonas, Carlos Eduardo ganha papel vital na organização do meio-campo bugrino (Raphael Silvestre\Guarani FC)
Carlos Eduardo chegou ao Guarani na condição de incógnita para a torcida antes do início da Série C. Contratado junto ao Capivariano, onde foi formado, o meia estava longe de ser apontado como um dos principais jogadores do elenco em preparação para a competição. Hoje, no entanto, após nove rodadas disputadas, ele mudou esse cenário.
O jovem de 25 anos ganhou espaço, virou titular e a arrancada recente da equipe passa pelas suas atuações decisivas. Nos últimos dois jogos - a vitória por 2 a 0 sobre o Barra, em Santa Catarina, e a goleada de 5 a 0 diante do Amazonas, no Brinco de Ouro - ele marcou dois gols e deu três assistências, chegando no total a quatro passes para gol na campanha. O atleta tem cinco jogos pelo time, quatro como titular.
Responsável pela contratação de Carlos Eduardo, com quem trabalhou no Capivariano, Élio Sizenando falou sobre o jogador depois do elástico placar do time no último domingo.
“Comecei a trabalhar com o Carlos Eduardo em 2021, quando ele jogava na base de camisa 10. Depois, segui com ele em 2022, 2023, 2024 e 2025”, relata o comandante bugrino. No período, o atleta ainda passou por Paulista de Jundiaí, Athletic-MG, São José-SP, ABC e Paysandu, todos por empréstimo. “Comigo, sua função passou a ser de médio, atuando pelo lado esquerdo. Em todo esse período, o momento atual é o melhor dele. A confiança está em alta e sua ajuda tem sido importante”, comentou.
Élio revelou ainda suas cobranças em cima do meia. “Ele ajuda muito na parte defensiva, mas tem que chegar na frente também porque tem um chute poderoso. Minha briga com ele é saber quantos chutes dá e quantas vezes chega na área em um jogo. Como tem um organismo muito acima da média, tem obtido sucesso.”
A primeira impressão do torcedor bugrino com Carlos Eduardo não foi positiva. Na estreia do Guarani na Série C, contra o Maranhão, em São Luís, ele entrou em campo durante o segundo tempo e teve atuação confusa. Depois, ficou três partidas sem ser acionado e foi surpresa na formação titular diante do Santa Cruz, no Brinco. Neste jogo, chamou a atenção por dar ritmo ao meio de campo e suas chegadas à área. O desempenho não o tirou mais do time.
Na goleada por 5 a 0 sobre o Maringá, no interior paranaense, fez sua primeira assistência com a camisa bugrina em uma jogada que se tornou comum: o cruzamento na cabeça do grandalhão Jonathan Costa. Em cobranças de bola parada para a área de Carlos Eduardo, o zagueiro já marcou dois, diante do Maringá e Barra, e acertou a trave uma vez, contra o Amazonas.
A batida diferenciada na bola do meia ainda gerou mais três gols: dois em chutes diretos dele para as redes e um em cobrança de escanteio concluída por Willian Farias. O ex-jogador do Capivariano ainda deu um passe para Hebert marcar.
Chamado pelos companheiros de Carlinhos, o meia homenageou sua filha em Santa Catarina, onde marcou seu primeiro gol pelo Guarani no último dia 23. “Espero que seja o primeiro de muitos. Esse vai para minha filha, que faz cinco meses amanhã”, celebrou.
Liderança
Concluída na noite de segunda-feira, a nona rodada da Série C terminou com o Guarani na liderança. O time chegou aos 18 pontos ao golear o Amazonas e foi beneficiado pelos tropeços do Paysandu e Brusque.
O primeiro perdeu do Figueirense por 2 a 1, fora de casa, no domingo à noite, e ficou na terceira colocação com 17 pontos. Já a equipe catarinense empatou com o Barra na segunda-feira, também como visitante, e soma 18, mesmo número do Guarani, mas com desvantagem no saldo de gols (13 a 6), o que a deixa na segunda colocação.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram