ATLETA REFERÊNCIA

Campinas se despede de Odette Valentim Domingos

A ex-atleta teve um quadro de septicemia e não resistiu, ela estava internada no Hospital Madre Theodora após receber o diagnóstico de uma infecção urinária

Do Correio Popular
28/11/2023 às 09:52.
Atualizado em 28/11/2023 às 09:52
Odette foi professora da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e servidora pública na Prefeitura Municipal de Campinas (Cedoc)

Odette foi professora da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e servidora pública na Prefeitura Municipal de Campinas (Cedoc)

Considerada uma das principais esportistas da história de Campinas, Odette Valentim Domingos faleceu na madrugada de segunda-feira, dia 27 de novembro, aos 89 anos de idade. Após receber o diagnóstico de uma infecção urinária, a ex-atleta teve um quadro de septicemia e não resistiu. Odette Valentino estava internada no Hospital Madre Theodora.

Durante todo o dia, homenagens foram direcionadas nas redes sociais para a atleta que foi recordista sulamericana no levantamento de peso, além de produzir resultados expressivos no levantamento de dardo. Recordista sul-americana no levantamento de peso e nos lançamentos de disco e dardo.

Com seu auge nas décadas de 1950, 1960 e 1970, Odette foi várias vezes campeã dos Jogos Abertos do Interior, Jogos Regionais e representou o Brasil em diversas competições internacionais. No seu período, conviveu com ícones como João do Pulo e com Conceição Geremias, que também representou a cidade de Campinas por muitos anos.

O encontro de Odette com a cidade de Campinas ocorreu em 1951, quando foi trabalhar como doméstica. Tempos depois, foi iniciada no esporte por Argemiro Roque, com quem se casou.

A rotina era pesada. Após trabalhar em casas de família durante o dia, Odette Valentim dedicou-se aos treinamentos no período da noite, e sempre sob o olhar atento de Argemiro Roque, que hoje é o nome oficial da Praça de Esportes do São Bernardo.

Na Juventude, suas principais marcas foram as conquistas do campeonato sulamericano em 1958 e no ano seguinte arrebatou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos realizados em Chicago. Apesar das boas marcas, Odete Valentino não disputou nenhuma edição dos Jogos Olímpicos.

Com o passar do tempo, porém, já precavida, resolveu fazer o curso de Educação Física e dedicar-se aos torneios de masters. Ali ela marcou história. No lançamento do disco era quase imbatível. Com isso, conquistou cinco títulos mundiais. Sua melhor marca foi 53 metros. Antes de encerrar sua trajetória no atletismo ainda teve tempo para fazer doutorado em atletismo na Alemanha.

Nas redes sociais, o prefeito Dário Saadi lamentou a partida de Odette Valentim Domingos. “(…) Odette deixa um legado impressionante também como professora da Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Suas conquistas esportivas são dignas de admiração, desde os Jogos Abertos do Interior, Jogos Regionais, Paulista, Brasileira até seus cinco títulos mundiais, alcançando o incrível recorde de 53 metros no lançamento de disco. Nossa cidade perde não apenas uma atleta extraordinária, mas uma inspiração para todos nós(...)”, escreveu o prefeito. Odette recebeu também uma homenagem da Ponte Preta, o seu clube do coração. O velório ocorre nesta terça-feira, dia 28 de novembro, das 08h às 10 horas. O sepultamento será no mesmo dia às 10h30. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por