Jogadores disputam lance na partida de ontem à noite (Gustavo Junior Borges / @ugustavoborges)
O Guarani perdeu a invencibilidade na Copa São Paulo de Futebol Júnior ao ser derrotado pelo Nova Iguaçu por 1 a 0, ontem à noite, no Estádio Lancha Filho, em Franca, pela terceira rodada da primeira fase. Mas, apesar da derrota, o Bugre avançou para a segunda fase. A equipe entrou em campo já classificada, depois de ganhar os dois jogos iniciais e encerrou a etapa inicial da competição com 6 pontos no Grupo 5. A colocação dependeria do resultado do jogo entre Francana e Atlético-MG, que não havia encerrado até o fechamento desta edição.
A partir de agora, a competição é eliminatória e a definição dos classificados para as fases seguintes acontece em um único jogo. Em caso de empate, a vaga será decidida nas cobranças de pênalti.
O JOGO
Depois de vencer por 2 a 1 o Atlético-MG de virada com gol no último lance e golear a Francana por 5 a 0, o Guarani entrou em campo ontem com uma formação bem diferente. Alguns titulares estavam suspensos com dois cartões amarelos e outros foram poupados. Lucas Martins, Marcelinho, Nichollas Silva, João Pin, Wictinho e Cypriano foram novidades na formação inicial.
A atuação foi inferior em relação aos dois primeiros jogos. No primeiro tempo, faltou mais agressividade e, no segundo, o time pecou nas finalizações.
O Nova Iguaçu marcou o gol da vitória no final da partida. Kaiky entrou em campo e logo em seu primeiro toque na bola balançou a rede, de cabeça. Antes disso, o Guarani tinha perdido a melhor chance do jogo até então. Em falha da defesa da equipe do Rio de Janeiro, Michael ficou na frente do goleiro Arthur, mas chutou para fora.
JOGO-TREINO
Em pré-temporada no resort Oscar Inn, em Águas de Lindoia, o time principal do Guarani perdeu por 2 a 0 do União Suzano no primeiro teste do time em 2025. O adversário disputa a Série A-3 do Campeonato Paulista e venceu com gols de Flávio Santos e Matheus Mazia. O jogo-treino aconteceu na quarta-feira e teve dois tempos de 45 minutos.
Por enquanto, nove reforços foram oficializados: os goleiros Gabriel Mesquita e Emerson Júnior; o zagueiro Alan Santos; os volantes Giva, Nathan Camargo e Mateus Sarará; os meias Isaque e Caio Mello; e o atacante João Victor. O lateral Lucas Justen, o zagueiro Jonathan Silva e os atacantes Renan Barnabé e Matheus Régis devem ser anunciados nos próximos dias.
Alguns jogadores da base, que estão se destacando na Copinha, também integrarão o grupo. O lateral-direito Cauê, o zagueiro Pedro Manoel, o volante Vinícius Yuji e os atacantes João Marcelo e Léo Porfírio são, por enquanto, os principais destaques do sub-20. O atacante Eliseu, que tem idade para disputar a Copa São Paulo, já treina sob o comando de Souza.
Dos jogadores cujos contratos foram encerrados no final de 2024, somente o volante Anderson Leite renovou. Os demais não têm mais vínculo com o Guarani. O atacante Caio Dantas e o volante Matheus Bueno, que tinham contratos mais longos, foram vendidos para o Atlético-GO e o Shimizu S-Pulse, do Japão, respectivamente. Já o atacante João Victor foi emprestado para o Tukushima Vortis, também do Japão, com opção de compra.
Outros jogadores também foram emprestados, como os zagueiros Lucas Adell e Bruno Gonçalves, ambos para o Azuriz-PR.
O Guarani está a menos de uma semana da estreia no Campeonato Paulista. A largada acontece na quarta-feira, às 19h30, no Brinco de Ouro, contra o Botafogo.
COPINHA 2025
Grupo 5
ATLÉTICO-MG 1 X 2 GUARANI
SEXTA-FEIRA - 21H30
FRANCANA 0 X 5 GUARANI
SEGUNDA-FEIRA - 6/1 - 15H
GUARANI 0 X 1 N. IGUAÇU
QUINTA-FEIRA - 9/1 - 19H15
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram