RODADA DECISIVA

Bugre tem nova chance de sair do Z 4

Sem vencer há quatro partidas, Guarani busca reabilitação diante do Grêmio em Porto Alegre

Júlio Nascimento
05/08/2022 às 10:03.
Atualizado em 05/08/2022 às 10:03

Guarani conta com a volta de Giovanni Augusto, recuperado de lesão na coxa, para enfretar o Grêmio (Thomaz Marostegan/Guarani FC)

O Guarani completou nesta semana exatos três meses desde a primeira vez que entrou na zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro. Há quase um turno abaixo da 16ª colocação, a equipe comandada por Mozart Santos tenta iniciar a recuperação a partir desta sexta-feira.

Em duelo da 22ª rodada, o Bugre recebe o Grêmio, às 21h30, no Brinco de Ouro, com a possibilidade de sair do Z-4. Mas a matemática não é simples. Para isso ocorrer de forma definitiva, além da vitória contra o Tricolor gaúcho, o CSA pode no máximo empatar contra o Bahia (o jogo será amanhã em Salvador) e o Operário precisa ser derrotado pelo Náutico (hoje, às 19h, em Ponta Grossa).

Mas a palavra de ordem, conforme entrevista recente de Júlio César, é para focar nos jogos do Guarani. "A gente tem que parar de olhar o resultado dos outros e fazer o nosso. Se a gente fizer o nosso resultado, acho que lá na frente vamos mudar a situação. Focar nas nossas decisões", explicou.

A partida de hoje à noite será mais uma oportunidade de Mozart Santos melhorar seu retrospecto no comando do Guarani. Desde a sua chegada, a equipe venceu apenas o Cruzeiro, em duelo da 17ª rodada. São seis jogos com uma vitória, três empates e duas derrotas.

Escalação

E, para conquistar o resultado positivo, o comandante vai modificar a equipe titular. O zagueiro Derlan cumpriu suspensão na derrota contra o Sport, na última rodada, mas fica à disposição. Ronaldo Alves e Giovanni Augusto iniciaram a transição física nesta semana e, provavelmente, estarão relacionados para o confronto.

Por outro lado, o meia Isaque pertence ao Grêmio e jogaria apenas mediante ao pagamento da multa – o valor gira em torno de R$ 1 milhão. Sendo assim, Giovanni Augusto pode retornar ao meio-campo, mas Marcinho é alternativa se o camisa 10 ainda não se sentir confiante para atuar desde o apito final.

Entre os reforços, Yuri Jonathan é a nova opção para a partida contra o Grêmio. O centroavante, artilheiro da Série A3 com o Capivariano, foi apresentado durante a semana e briga por posição no sistema ofensivo. “Estou me preparando para que possa estar na melhor forma possível para esse jogo. Se vou entrar ou não, é opção do Mozart, mas estou com a cabeça boa para estrear”, disse em sua apresentação.

Já o Grêmio, comandado por Roger Machado, busca a vitória fora de casa para retomar a vice-liderança. O Tricolor está com 37 pontos, mas com um jogo a menos em relação ao Vasco, atual segundo colocado. Em relação ao empate sem gols contra a Chape na última rodada, o Grêmio mexe no time. Bitello, suspenso, abre lugar para Lucas Leive no meio-campo. Já Ferreira, entregue ao departamento médico, será substituído por Guilherme. Por outro lado, Brenno volta a titularidade no gol, após se recuperar de lesão. Gabriel Grando fica como opção na reserva.

Retrospecto

Guarani e Grêmio vão se enfrentar pela 31ª vez na história. O Bugre venceu 12 vezes contra 13 vitórias dos gaúchos, além de 5 empates. No primeiro turno, atuando em Porto Alegre, o Grêmio somou três pontos após vitória por 3 a 1.

FICHA TÉCNICA

GUARANI x GRÊMIO

GUARANI:Kozlinski; Diogo Mateus, João Victor, Derlan e Jamerson Bahia; Leandro Vilela, Rodrigo Andrade e Giovanni Augusto (Marcinho); Júlio César, Bruno José e Nicolas Careca. Técnico: Mozart Santos

GRÊMIO:Brenno; Rodrigo Ferreira, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti e Lucas Leiva; Biel, Campaz e Guilherme; Diego Souza. Técnico: Roger Machado

Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (FIFA/DF)

Local:Brinco de Ouro, em Campinas (SP)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por