DE OLHO NO ELENCO

Bugre quer usar reta final para observar jogadores

Jogadores jovens como Titi e Ludke serão observados pelo técnico Mozart SantosCom a vida definida na Série B, Guarani inicia planejamento para 2023

Júlio Nascimento
23/10/2022 às 10:58.
Atualizado em 23/10/2022 às 10:58
Jogadores jovens como Titi e Ludke serão observados pelo técnico Mozart Santos (Thomaz Marostegan)

Jogadores jovens como Titi e Ludke serão observados pelo técnico Mozart Santos (Thomaz Marostegan)

O torcedor bugrino chegou na reta final da Série B mais aliviado do que o esperado. A vitória contra o Cruzeiro, na última terça-feira, confirmou matematicamente a permanência da equipe na segunda divisão do futebol brasileiro na próxima temporada.

Com 47 pontos, o Bugre não pode ser mais alcançado por nenhuma das equipes que compõem a zona de rebaixamento e ainda tenta se firmar no pelotão de frente com os dois jogos restantes. O próximo compromisso será diante do Bahia, sexta-feira, em Salvador. Já a despedida da competição será com a Chapecoense, no Brinco de Ouro, na despedida do campeonato.

Os dois confrontos serão utilizados pelo técnico Mozart Santos com uma forma de avaliação no plantel. A comissão técnica trabalha com a manutenção de aproximadamente 70% do elenco para 2023, mas ainda observa jogadores que foram menos aproveitados pelo comandante e/ou os mais jovens do plantel.

Na próxima rodada, o Guarani não vai contar com três jogadores que foram importantes na vitória contra o Cruzeiro. O lateral Lucas Ramon e os volantes Eduardo Person e Richard Ríos receberam o terceiro amarelo e desfalcam a equipe em Salvador.

Na lateral, sem a presença de Lucas Ramon, o técnico Mozart pode escalar Mateus Ludke. O jogador de 21 anos foi aproveitado apenas em quatro jogos na Série B e soma 13 partidas ao longo da temporada. Ludke chegou a ser colocado à disposição do mercado para um contrato de empréstimo, mas permaneceu no elenco e tenta reconquistar seu espaço.

Titular em boa parte de 2021, o ala chegou a ser a quarta opção na lateral. Nas ausências de Diogo Mateus – que ainda está em tratamento de lesão muscular -, Mozart utilizou o argentino Alvariño improvisado no setor ou o próprio Lucas Ramon. No entanto, Ludke foi fundamental na vitória contra o Cruzeiro, ainda no primeiro turno, quando marcou o gol da vitória.

Voltas

Por outro lado, o Guarani pode contar com a volta de Jamerson Bahia. O camisa 83 estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo e não enfrentou o Cruzeiro, em Belo Horizonte, na última rodada. Jamerson foi substituído por Mayk, ex-lateral do Retrô, que tem contrato até o final do ano que vem e deve ser inserido no planejamento.

“Espero que na próxima temporada o Guarani esteja, neste momento do ano, numa condição mais positiva na disputa. É um clube que, pela sua história e pela torcida que tem, precisa brigar na parte de cima da tabela”, disse Mayk.

Entretanto, a tendência é que Jamerson Bahia siga como o dono da posição em 2023. A diretoria ainda tenta definir a situação de Bidu, emprestado ao Cruzeiro e que atrai interesse de outros clubes, além de contar com a volta de Eliel – em recuperação de lesão ligamentar. O departamento de futebol optou por exercer a compra dos direitos econômicos de Jamerson e manter o camisa 83 nos planos. O jogador disputa com Nenê, do Vasco, o posto de garçom na Série B. Até o momento foram sete assistências em 17 jogos realizados com o time campineiro.

Quem também pode voltar contra o Bahia é o atacante Bruno José. Ele não atuou contra o Cruzeiro por dois motivos: o primeiro é porque ele se recupera da maratona de jogos após jogar no sacrifício em muitas oportunidades. Mozart chegou a revelar que o atacante tomou infiltrações para aliviar as dores. O segundo é que ele só poderia enfrentar o time mineiro, dono dos seus direitos econômicos, mediante ao pagamento de uma cláusula.

A comissão técnica ainda aguarda os retornos de Rodrigo Andrade e do atacante Nicolas Careca. A dupla iniciou a transição física há 10 dias e existe a chance de liberação dos preparadores físicos pensando no compromisso contra o Bahia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por