ÚLTIMA RODADA

Bugre quer fechar turno com vitória

Guarani escapa da zona de rebaixamento se vencer e rivais da degola não somarem pontos

Wendell Coral
19/07/2022 às 20:48.
Atualizado em 20/07/2022 às 08:38
Mozart foca em treinos específicos para melhorar desempenho nas bolas paradas e finalizações (Thomaz Marostegan/Guarani FC)

Mozart foca em treinos específicos para melhorar desempenho nas bolas paradas e finalizações (Thomaz Marostegan/Guarani FC)

O Guarani enfrenta na noite desta quarta-feira, na Arena Condá, a Chapecoense, em duelo válido pela décima nona rodada da Série B do Campeonato Brasileiro - a última do primeiro turno. 

Dentro da zona de rebaixamento, na 19ª posição na tabela e com 17 pontos, a equipe comandada por Mozart Santos vem de derrota para o Bahia na rodada anterior. Diante de um time que briga pelo retorno à elite nacional, o Alviverde não conseguiu furar a zaga do Tricolor de Aço e ampliou o drama na competição. O revés, inclusive, marcou o primeiro sob comando do atual comandante (antes, o treinador havia vencido o líder Cruzeiro e empatou com o CRB).

O objetivo do Guarani é encerrar a metade inicial da segunda divisão nacional com ao menos um empate. O Bugre se apega ao fato da Chapecoense ser dona da pior campanha como mandante na Série B. Em oito jogos realizados na Arena Condá, foram cinco derrotas, dois empates e uma vitória. 

Por outro lado, o Guarani precisa melhorar o desempenho ofensivo. Ocupando o posto de pior ataque da competição com 11 gols (ao lado de Vila Nova, CSA e Ponte Preta), o Alviverde passou em branco durante oito dos 18 confrontos disputados. 
Além disso, a comissão técnica e o elenco trabalham para quebrar um tabu. No histórico, três embates foram realizados em Santa Catarina, e todos com triunfo dos catarinenses. 
“Para nós, que estamos na zona de rebaixamento, o número de gols feitos é extremamente baixo. É necessário mais treinamento e maior atenção nas bolas paradas, que decidem muitos jogos. Ajustes serão feitos e esperamos melhorar contra a Chapecoense”, analisou Mozart.

Com relação aos 11 iniciais, o professor bugrino terá que fazer pelo menos duas mudanças. De saída do clube, o lateral-esquerdo Matheus Pereira sequer viajou. Lucão do Break, titular contra o Bahia, também não embarcou com a delegação e deve ter o motivo da ausência informado pela assessoria de imprensa horas antes da bola rolar - o centroavante está no radar do Paysandu, que disputa a Série C.

Recém anunciados pelo Guarani, Jamerson, lateral-esquerdo, e Isaque, meio-campista, estão relacionados. Enquanto o ala deve ser titular no sistema defensivo, Isaque disputa posição, uma vez que o principal jogador, Giovanni Augusto, continua lesionado. 

Quem retorna, mas deve ser opção no banco de reservas é Júlio César. O atacante se recuperou de lesão de grau dois no bíceps femoral direito e não atua desde o dia 28 de junho.
No restante da equipe, Mozart Santos não enfrenta problemas. A trinca de volantes com Leandro Vilela, Silas e Eduardo tende a continuar, enquanto que no gol Maurício Kozlinski está confirmado.

Retrospecto

Guarani e Chapecoense se enfrentaram apenas seis vezes na história e o histórico é favorável ao time de Santa Catarina. São duas vitórias do Guarani, um empate e três triunfos da Chape. Enquanto os campineiros marcaram cinco gols, o Verdão do Oeste balançou as redes em oito oportunidades.

No último confronto entre eles, realizado em 2020, o Bugre venceu por dois a zero - o duelo foi válido pela 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA

CHAPECOENSE X GUARANI

CHAPECOENSE: Vágner; Ronei, Léo, Xandão e Fernando (Kevin); Matheus Bianqui, Marcelo Santos e Claudinho; Chrystian Barletta, Betinho e Perotti (Jonathan). Técnico: Marcelo Cabo

GUARANI: Maurício Kozlinski; Mateus Ludke, João Victor, Derlan e Jamerson (Lucas Ramon); Leandro Vilela, Silas e Eduardo Person; Yago, Bruno José e Maxwell (Isaque). Técnico: Mozart Santos 

Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)

Local: Arena Condá, em Chapecó (SC) 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por