COM APENAS 3 VITÓRIAS NO ANO

Bugre demite técnico Maurício Souza

Após derrotas nas duas primeiras rodadas da Série C, Guarani anuncia a saída do treinador

Silvio Begatti
23/04/2025 às 17:46.
Atualizado em 23/04/2025 às 17:46
Treinador não resistiu a pressão interna após duas derrotas consecutivas no início da Série C (Raphael Silvestre\Guarani FC)

Treinador não resistiu a pressão interna após duas derrotas consecutivas no início da Série C (Raphael Silvestre\Guarani FC)

Maurício Souza não é mais o técnico do Guarani. A demissão foi anunciada no fim da tarde de ontem, dois dias após a derrota por 1 a 0 para o Brusque, em Santa Catarina, pela segunda rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Na estreia, o Bugre já havia perdido para o Maringá-PR, de virada, por 3 a 2, no Brinco de Ouro da Princesa. O auxiliar técnico Ítalo Resende, o preparador físico Vitor Cruz e o preparador de goleiros Gustavo Scalese também deixaram o clube campineiro. 

O Guarani não vence há sete partidas, contando também o Campeonato Paulista. O último triunfo foi em 6 de fevereiro, quando goleou o Água Santa por 4 a 0, no Brinco. Desde então, foram três empates e quatro derrotas. 

INÍCIO RUIM 

Na Série C, apenas Guarani e Floresta ainda não pontuaram após duas rodadas. O time de Campinas está na vice-lanterna do campeonato apenas por ter melhor saldo de gols. A princípio, a reação será buscada com o auxiliar fixo do Alviverde, Marcelo Cordeiro, que assume como técnico interino. A próxima partida está marcada para segunda-feira, às 19h30, contra o Caxias, em Caxias do Sul. 

HISTÓRICO 

Maurício Souza comandou o Guarani em 14 jogos, com apenas três vitórias, quatro empates e sete derrotas — aproveitamento de 30%. Seu nome foi anunciado em dezembro do ano passado, com a missão de liderar a reformulação do elenco ao lado do executivo Rodrigo Pastana, após o rebaixamento na Série B como último colocado da competição. Com pouca experiência em equipes principais e uma passagem pela Indonésia, no continente Asiático, o treinador chegou respaldado por bons trabalhos nas categorias de base e pelo título do Brasileiro de Aspirantes comandando o Red Bull Bragantino no ano passado. Seu discurso em defesa de um futebol ofensivo e da valorização de jovens guiou a montagem do elenco para a disputa do Campeonato Paulista e da terceira divisão do futebol nacional. 

No Paulistão, o Bugre começou bem, mas caiu de rendimento e perdeu a chance de ir à fase decisiva. O técnico bugrino evitou o rebaixamento da equipe, o que era considerado o primeiro objetivo. Souza atribuiu a queda de desempenho à falta de tempo para treinar o elenco. 

PRÉ-TEMPORADA 

Após o campeonato estadual, Maurício Souza teve quase 50 dias de preparação, mas a largada na Série C foi frustrante. Com isso, o Conselho de Administração do Alviverde decidiu então pelo desligamento do treinador. 

JUSTIFICATIVAS 

Após a derrota do Guarani para o Brusque, por 1 a 0, em Santa Catarina, no último final de Semana, o agora ex-treinador apontou fatores que, em sua visão, atrapalharam o desempenho nas duas rodadas iniciais do Campeonato Brasileiro da Série C. “Na estreia, enfrentamos um adversário com um estilo único e agora tivemos que atuar num campo que dificulta muito a construção das jogadas. Nosso time não tem perfil físico”, disse, criticando o gramado sintético do estádio Augusto Bauer, que classificou como “vergonhoso”. “A bola fica viva, é difícil acelerar as ações.” 

O técnico Maurício Souza também citou o gol sofrido logo no início da partida como determinante. O Brusque abriu o placar aos seis minutos, com Biel, de cabeça, após escanteio. “O adversário passou a jogar de forma ainda mais reativa depois do gol. Não fizemos uma grande atuação tecnicamente, mas o jogo foi ataque contra defesa, principalmente no segundo tempo, quando quase não fomos ameaçados.” 

Para o jogo contra o Caxias, os volantes Mateus Sarará e Anderson Leite, expulsos no último compromisso, serão desfalques para o treinador interino Marcelo Cordeiro.

Filme repetido

No início da Série B do Campeonato Brasileiro, em 2024, o Guarani desligou o técnico Claudinei Oliveira ainda nas primeiras rodadas, após sequência negativa. Na oportunidade, o treinador também foi responsável por comandar o time na pré-temporada após o torneio estadual e montar boa parte do elenco que terminou rebaixado em último lugar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por