NA LANTERNA

Bugre completa um mês sem vencer na Série B

Com repetidas atuações abaixo da média, equipe aumentou o jejum de vitória

Júlio Nascimento
31/05/2022 às 09:40.
Atualizado em 31/05/2022 às 09:40
Esse será o terceiro jogo do técnico Marcelo Chamusca, que tem uma derrota e um empate (Thomaz Marostegan/Guarani FC)

Esse será o terceiro jogo do técnico Marcelo Chamusca, que tem uma derrota e um empate (Thomaz Marostegan/Guarani FC)

O Guarani não consegue vencer na Série B do Campeonato Brasileiro. Com repetidas atuações abaixo da média, a equipe aumentou o jejum para cinco jogos e agora segura a lanterna da competição.

A última vitória registrada ocorreu na partida contra o Criciúma, dia 27 de abril, no Brinco de Ouro, com gol marcado por Diogo Mateus. Desde então foram empates contra Náutico, Ponte Preta, Tombense e Vasco, além da derrota na última rodada para o Sampaio Corrêa, na estreia de Marcelo Chamusca.

O aproveitamento recente de quatro pontos conquistados dos últimos 15 disputados empurram a equipe para a lanterna da divisão. Depois de uma maratona de jogos fora de Campinas, incluindo a partida em Manaus contra o Vasco, o Bugre volta ao Brinco de Ouro na próxima quinta-feira, diante do Vila Nova. O time goiano é o vice-lanterna.

Em busca da recuperação no campeonato, Marcelo Chamusca vai precisar realizar os ajustes com bola rolando. Serão três confrontos em 12 dias: Vila Nova, Operário e Grêmio Novorizontino.

“Acho que antes do campeonato, ninguém acreditava que o Guarani estaria nessa situação na nona rodada. Mas é a realidade do momento. Precisamos melhorar para que possamos vencer. Quando você constrói e joga bem, você está muito mais perto de vencer do que quando não se cria nada. Apesar do resultado, em termos de performance a equipe foi bem. Nisso que temos que focar para seguir trabalhando”, explica Chamusca.

Questionamentos

A estratégia adotada por Chamusca foi a manutenção do esquema de Daniel Paulista – também espelhado por Ben-Hur Moreira – utilizando o 4-3-3 como base para enfrentar o Sampaio Corrêa. No entanto, o meio-campo não funcionou e a bola pouco chegou no sistema ofensivo.

Giovanni Augusto marcou em cobrança de pênalti, mas teve atuação apagada, assim como a dupla de volantes Madison e Silas. O rendimento melhorou com a entrada de Rodrigo Andrade que conseguiu dar um novo ritmo no setor de criação e melhorou a aproximação com os atacantes.

“Nossa estratégia foi de esperar um pouco mais o adversário. O Sampaio sempre joga em transição e explorando os erros. A nossa ideia no início da partida era marcar em bloco médio, tentar deixá-los com mais posse de bola e procurar a transição. Só que tomamos um gol muito cedo. Isso fez com que a gente tivesse que adiantar a equipe. Tivemos mais posse de bola. O goleiro deles foi quem fez as melhores defesas”, explica Chamusca.

“Nós precisamos ser mais efetivos. E não podemos levar gols em situações de bolas paradas do jeito que levamos. A nossa situação é incômoda. Todo mundo aqui está indignado. Temos que trabalhar e contamos com o nosso torcedor nos próximos jogos em casa. O Guarani tem tudo para sair dessa situação”, completa.

Na próxima rodada, diante do Vila Nova, a comissão técnica não vai trabalhar com força máxima. O lateral Matheus Pereira cumpriu suspensão na derrota para o Sampaio Corrêa e fica à disposição para enfrentar o Tigre. A tendência é que ele entre na vaga de Eliel e seja uma das poucas mudanças.

“Desde o dia que cheguei, tenho conversado com jogadores em particular, tenho feito palestras no sentido de passar confiança. A base dessa equipe que atuou aqui hoje é que vai estar em campo na próxima quinta-feira. Então, temos que passar confiança para todo mundo. Temos que recuperar a autoestima deles. São batalhadores. Temos que transformar performance em resultado”, adiantou Chamusca.

Para o confronto desta quinta, a comissão técnica ainda não deve contar com Júlio César e Leandro Vilela, em recuperação de lesão grau 2 no reto femoral direito, além de Nicolas Careca, que sofreu entorse no tornozelo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por