NO BRASILEIRO

Bugre chega a 42 rodadas no Z4 em 44 disputadas

Soma da campanha da Série B de 2024 com o desempenho atual na Série C reforça drama alviverde

Silvio Begatti
21/05/2025 às 15:08.
Atualizado em 21/05/2025 às 15:08
O Conselho de Administração, hoje liderado por Rômulo Amaro, deu o aval para a montagem dos times de 2024 e 2025 (Raphael Silvestre\Guarani FC)

O Conselho de Administração, hoje liderado por Rômulo Amaro, deu o aval para a montagem dos times de 2024 e 2025 (Raphael Silvestre\Guarani FC)

O Guarani chegou a 42 rodadas dentro da zona de rebaixamento em 44 disputadas durante pouco mais de oito meses entre os Campeonatos Brasileiros de 2024 e 2025. De 22 de abril a 24 de novembro do ano passado, quando disputou a Série B, e entre 13 de abril da atual temporada até o último final de semana, quando completou seis rodadas da Série C, o time de Campinas só conseguiu ficar fora das quatro últimas posições em duas oportunidades — ambas na atual terceira divisão —, e mesmo assim bem próximo do Z4. No total, são 34 rodadas na lanterna, 33 delas em 2024, das quais 31 de forma consecutiva. Na atual Série C, o time virou a rodada em último lugar uma vez.

Depois do empate com o Floresta por 0 a 0 no último sábado, no Ceará, o Guarani contou com o tropeço dos concorrentes para não terminar a sexta rodada da Série C na lanterna. O time ocupa o antepenúltimo lugar, com quatro pontos, uma posição abaixo em relação à rodada anterior, quando abria a zona de rebaixamento, na 17ª colocação.

Ainda nesta terceira divisão, a equipe conseguiu ficar fora do Z4 após a vitória por 2 a 1 sobre o BotafogoPB, a única da equipe até agora na competição, na quarta rodada, quando chegou ao 15º lugar. Apesar de ter perdido na estreia para o Maringá-PR por 3 a 2, em casa, o time também esteve fora da zona de perigo na ocasião, na 16ª colocação. Mas, depois de nova derrota para o Brusque, em Santa Catarina, o Guarani caiu para o penúltimo lugar. E a derrapada seguinte, contra o Caxias — que ganhou por 2 a 0 no Sul —, o derrubou para a lanterna.

A decepcionante campanha na Série C até agora, somada à trajetória que culminou com o rebaixamento na Série B do ano passado, impõe um dos momentos mais dramáticos da história do Guarani. Em 2024, a equipe passou a segunda divisão nacional inteira entre os quatro últimos colocados.

A melhor posição foi após a vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo-SP, em Campinas, quando terminou a quarta rodada no 17º lugar, abrindo a zona de rebaixamento. Antes disso, esteve duas vezes na lanterna e uma na vice-lanterna. Já entre a 5ª e a 7ª rodadas, ficou em penúltimo em duas ocasiões e antepenúltimo em uma. Na sequência, da 8ª até a 38ª, permaneceu na lanterna de forma consecutiva. 

Nesses 44 jogos disputados, entre a Série B de 2024 e a Série C de 2025, o time somou 37 pontos, com aproveitamento de 28%. Foram nove vitórias, dez empates e 25 derrotas, além de 37 gols a favor e 61 contra.

Semelhanças

Após a sexta rodada da Série B de 2024, o Guarani somava três pontos — um a menos do que na atual Série C com o mesmo número de jogos. E, além das campanhas semelhantes, a estratégia em busca da reação também se iguala. A exemplo do ano passado, a esperança está na aquisição de reforços na janela de transferência.

Na última temporada, após seguidas trocas de técnicos e na direção do departamento de futebol, o Bugre ainda conseguiu obter um time um pouco mais qualificado, mas insuficiente para evitar o pior.

Agora, não poderá errar. Até porque restam apenas três rodadas para a metade da primeira fase da terceira divisão, e o adiamento da reação aumentará o sufoco. Segundo técnico do Guarani nesta Série C, Marcelo Fernandes dedica a semana à tentativa de fazer o time evoluir na segunda-feira que vem, contra o Figueirense, no Brinco.

Até porque sua sequência no comando mostrou uma linha decrescente no desempenho da equipe em três jogos. Após vitória sobre o Botafogo-PB com atuação razoável em sua estreia, o time jogou mal na derrota para o São Bernardo por 1 a 0 e, embora tenha empatado com o Floresta na última rodada, o Bugre teve uma performance totalmente sem inspiração.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por