FOCADO

Bugre busca vitória da permanência na Série B

Sem João Victor, Bugre mira quebrar um tabu que supera 10 anos

Wendell Coral
08/10/2022 às 10:24.
Atualizado em 08/10/2022 às 12:08
Após se recuperar de lesão, o volante Rodrigo Andrade pode voltar ao time titular contra o Ituano (Thomaz Marostegan)

Após se recuperar de lesão, o volante Rodrigo Andrade pode voltar ao time titular contra o Ituano (Thomaz Marostegan)

O Guarani entra em campo na noite deste sábado em busca de manter a ótima fase na Série B do Campeonato Brasileiro. 

Após quatro vitórias consecutivas, o Bugre possui a melhor campanha das últimas dez rodadas e está a apenas uma vitória para, enfim, confirmar a permanência na segunda divisão nacional. Caso consiga um novo resultado positivo para ampliar a sequência, o Alviverde vai quebrar um longo tabu que supera dez anos em que não faz 15 pontos de forma subsequente.

A última vez que isso aconteceu foi diante a primeira fase do Campeonato Paulista de 2012, sob comando do eterno Vadão. Na ocasião, o Guarani derrotou o São Caetano e o Comercial (fora de casa), e despachou Portuguesa, Paulista e XV de Piracicaba (em Campinas). 

Agora, na atual competição, o momento veio na hora em que a equipe mais precisava. Afinal de contas, o Bugre esteve presente na zona de rebaixamento durante quase toda Série B. Com 41 pontos, os matemáticos projetam o número 44 como o corte para que um determinado time não seja rebaixado. Restando cinco partidas pela frente, a comissão técnica quer liquidar a fatura o mais breve possível.

Diferente das rodadas anteriores, o plantel não teve uma semana cheia de preparação entre um confronto e outro. Após bater o Londrina na segunda-feira passada, o grupo se reapresentou na quarta-feira e teve, ao todo, somente três atividades. O comandante Mozart Santos optou por focar mais na parte física dos jogadores para que, quem for escolhido para iniciar o jogo, esteja 100%. Como o calendário é apertado, com outros campeonatos sendo disputados paralelamente, o clube precisa se estruturar para manter os atletas no nível ideal de recondicionamento.

"É um jogo muito difícil, contra uma equipe que está brigando pelo acesso. Mas a gente vem de uma sequência muito boa, de jogos muito bons e com certeza vamos para Itu em busca da vitória", destacou o atacante Bruno José, antes da curta viagem.

Com relação aos 11 iniciais, o treinador Mozart tem pelo menos dois desfalques certos. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o zagueiro João Victor, autor do gol do triunfo contra o LEC, dá lugar a Ronaldo Alves para formar dupla com Derlan. 

Expulso por dar uma cotovelada em Alan Ruschel, o volante colombiano Richard Ríos deve ser substituído por Rodrigo Andrade, que está totalmente recuperado de lesão muscular e fica à disposição. Leandro Vilela cumpriu suspensão, mas está entregue ao departamento médico por conta de uma pancada no tornozelo.

Já no ataque, a disputa é para saber quem será o companheiro do artilheiro Yuri Jonathan. Júlio César, livre de contusão, briga com Bruno José, que vem sendo o titular. A definição da escalação será divulgada a partir das 17h30.

Retrospecto 

Ituano e Guarani já se enfrentaram 34 vezes na história e o histórico é favorável ao Bugre. São 18 vitórias do Alviverde, sete empates e nove triunfos do Galo. Enquanto o time de Itu marcou 40 gols, os campineiros balançaram as redes em 48 oportunidades. 

FICHA TÉCNICA

ITUANO X GUARANI

ITUANO: Jefferson Paulino; Raí Ramos, Lucas Costa, Rafael Pereira, Bernardo Schappo e Roberto; Gerson Magrão, Lucas e Kaio Mendes; Gabriel Barros e Brenner. 
Técnico: Carlos Pimentel

GUARANI: Maurício Kozlinski; Diogo Mateus, Ronaldo Alves, Derlan e Jamerson Bahia; Rodrigo Andrade, Eduardo Person, Isaque e Giovanni Augusto; Bruno José (Júlio César) e Yuri Jonathan.
Técnico: Mozart Santos 

Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo (SP)

Local: Estádio Novelli Júnior, em Itu (SP)

Horário: 18h30 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por