CONTRATAÇÕES

Bugre anuncia reforços para o setor ofensivo

De olho no mercado, diretoria busca novos nomes para compor o elenco

Júlio Nascimento
02/08/2022 às 12:11.
Atualizado em 02/08/2022 às 12:11
Luisinho e Yuri são os novos reforços do Guarani para sequência da Série B do Campeonato Brasileiro (Felipe Oliveira/EC Bahia | Jonatan Dutra/Ferroviária SA)

Luisinho e Yuri são os novos reforços do Guarani para sequência da Série B do Campeonato Brasileiro (Felipe Oliveira/EC Bahia | Jonatan Dutra/Ferroviária SA)

O Guarani confirmou a contratação do atacante Yuri Jonathan, reforço para um setor que está com produção baixa. Revelado pela Ponte Preta, Yuri foi formado nas categorias de base , onde ficou de 2015 a 2018. Após sua saída de Campinas, ainda passou pelo Gainare Tottori, do Japão, e o Leixões, de Portugal. Mas foi no Capivariano, disputando a Série A3 do Campeonato Paulista deste ano, que Yuri marcou 10 gols em 20 partidas e chamou atenção do departamento de captação de jogadores do Guarani. 

O jogador de 24 anos chega ao Bugre emprestado pelo Coimbra-MG. O atleta permanecerá no Brinco de Ouro até o final do Campeonato Paulista de 2023. 

Outro reforço, é o meia Luisinho, de 31 anos, que foi destaque em campanhas de acesso do Paraná e do Santa Cruz no início da carreira. Deixou uma boa impressão no Bragantino e no Bahia por conta da quantidade de assistências e gols. Estava desde 2016 no futebol árabe, onde atuou por Al-Faisaly e Al-Wehda, mas não atua desde maio do ano passado. De volta ao Brasil, Luisinho é uma das apostas da diretoria alviverde, mas não se sabe quanto tempo o jogador vai precisar para se readaptar ao futebol nacional.

Contra o tempo

Faltando duas semanas para o encerramento da janela de transferências, a movimentação do Guarani ainda é tímida comparada a expectativa criada pelo torcedor. O departamento de futebol corre contra o tempo para realizar contratações.

O cenário, entretanto, não é um facilitador para os dirigentes. Rodrigo Pastana foi contratado no meio da temporada para substituir Michel Alves como superintendente de futebol. Precisou de tempo para entender o elenco, identificar as carências e organizar as prioridades. Além disso, o Bugre também precisa lidar com a limitação financeira e a concorrência do mercado.

Desde a abertura da janela, em 18 de julho, o Guarani perdeu nomes como Leandro Castán (aposentadoria) e Eliel (lesionado). O lateral Matheus Pereira, emprestado pelo Cruzeiro, foi negociado com o futebol português, mesmo destino do atacante Ronald. No atual elenco ainda existem situações pendentes. O Guarani confirmou a rescisão contratual do goleiro Rafael Martins, e do atacante Lucão do Break. Ambos têm propostas do exterior.

Por outro lado, os primeiros reforços não foram apenas incorporados no elenco, mas assumiram a titularidade. Jamerson Bahia, lateral que estava no Azuriz, ocupou a vaga de Matheus Pereira, enquanto Isaque assumiu a vaga de Giovanni Augusto, lesionado, no meio-campo.

"Precisamos trazer jogadores que tenham o Guarani como a grande chance da carreira. Não é fácil passar por um processo de remontagem como estamos fazendo. Vamos realizar ajustes, mas uma troca de 10 ou 15 jogadores não faz sentido", explicou técnico Mozart.

"Os ajustes nesta janela são necessários porque o segundo turno é sempre mais desafiador em comparação ao primeiro. Estou colocando minhas ideias com os jogadores que já estão aqui e acredito na evolução do trabalho", completou.

Mercado

A frase do comandante alviverde fez ainda mais sentido por conta da realidade do clube. O Guarani tentou um nome de peso nas últimas semanas: o meia Régis, em baixa no Coritiba, foi consultado. O atacante Jô, ex-Corinthians, também recebeu uma proposta para um contrato de produtividade, mas as conversas não avançaram. Até mesmo Vagner Love - reforço do Sport -, chegou a entrar na lista.

Sendo assim, o plano foi optar por jogadores do mercado alternativo. 

Para mesclar, a diretoria também fez contato por jogadores que conhecem a Série B: o goleiro Diego Loureiro e o volante Barreto, campeões com o Botafogo na temporada passada.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por