NOVA FASE

Após vitória, Ponte Preta espera regularidade

Com defesa sólida, Macaca não sofreu gols em 47% dos duelos na Série B

Wendell Coral
09/07/2022 às 20:53.
Atualizado em 11/07/2022 às 13:17
Com apenas 18 anos, Douglas Mendes ajudou na melhora do setor defensivo da Ponte Preta (Diego Almeida/PontePress)

Com apenas 18 anos, Douglas Mendes ajudou na melhora do setor defensivo da Ponte Preta (Diego Almeida/PontePress)

A Ponte Preta espera manter uma regularidade na reta final do primeiro turno da Série B. Após a vitória contra o CSA, no Estádio Rei Pelé, a Macaca terá semana cheia de trabalho até a próxima rodada, quando vai enfrentar o Criciúma, também fora de casa.

Com 18 pontos e na décima sétima posição na tabela de classificação, a equipe comandada pelo técnico Hélio dos Anjos pode se apegar a algo que vem, apesar da situação incômoda, melhorando desde o término do Campeonato Paulista: a solidez defensiva.

No estadual, cuja campanha foi péssima e resultou no rebaixamento à Série A2, o time acabou sendo vazado em 23 oportunidades em somente 12 rodadas - uma média superior a mais de um gol a cada 90 minutos.

Desde que a segunda divisão nacional iniciou, no mês de abril, a Alvinegra terminou oito partidas sem sofrer gols. Ou seja, dos 17 embates, em 47% deles o clube campineiro obteve o famoso termo clean sheet.

A consistência do sistema defensivo teve uma ascensão depois da entrada de uma peça entre os titulares: o jovem zagueiro Douglas Mendes. Com apenas 18 anos (atingiu a maioridade no último dia 13), o defensor sempre esteve nos olhares da atual comissão técnica.

Não à toa, assim que estreou como titular na Macaca - o primeiro jogo foi no dia 16 de junho, quando perdeu para o Cruzeiro em Belo Horizonte -, DG, como é conhecido, teve o vínculo ampliado com a Ponte. O atual contrato é válido até o término de 2025 e tem valor no mercado de aproximadamente R$ 26 milhões de reais e de 26 milhões de euros para clubes do exterior.

O atleta, tido como uma das principais revelações das categorias de base nos últimos anos, participou de cinco jogos em 2022. Além da Raposa, Mendes esteve em ação diante do Sampaio Corrêa, Vila Nova, Tombense e CSA. 

Lançado por Hélio dos Anjos para iniciar entre os 11 com a plataforma tática de três zagueiros, o beque apresenta bons números e demonstra bastante segurança dentro das quatro linhas. 

Para se ter uma ideia da importância de DG, das cinco vezes que atuou, teve participação fundamental para que em três deles a meta pontepretana passasse ilesa.

"O sentimento é que até agora a ficha não caiu. Está difícil de assimilar isso, como é jogar titular tão novo assim, em uma equipe tão qualificada como a nossa. É complicado porque jogar no Mineirão, 60 mil pessoas, como foi na minha estreia, nunca passou na cabeça, ainda mais com a minha mãe assistindo ao jogo", destacou Douglas Mendes. 

"Foi uma sensação fora do comum. Depois do duelo minha mãe me mandou um áudio chorando, sem acreditar também que tinha me visto jogar. Estou muito feliz e grato, espero seguir recebendo as chances e corresponder. Meu objetivo é contribuir com esse clube maravilhoso", emendou a jovem promessa.

Busca por reforços 

Próxima da abertura da nova janela de transferências, que se inicia no dia 18, os bastidores da Ponte Preta seguem quentes com relação a chegada de novos jogadores a fim de reforçar o plantel na sequência da Série B e atingir a meta da permanência na segunda divisão. 

Com o atacante uruguaio Leandro Barcia já oficializado, a diretoria executiva corre para anunciar o volante Rithely, que já treina há um tempo com o grupo no CT do Jardim Eulina. 
Além dele, o meio-campista Cássio Gabriel, que pertence ao Vila Nova e estava atuando no Mumbai City, da Índia, está em Campinas desde o último final de semana e passa pela bateria de exames clínicos e físicos para poder ser aprovado. 
Aos 29 anos, o jogador tende a ser o tão esperado camisa 10 que o presidente Marco Antônio Eberlin prometeu trazer.
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por