Caio Dantas se despede do Brinco após marcar 11 gols na Série B (Raphael Silvestre\Guarani FC)
Uma semana depois de anunciar Maurício Souza como novo técnico, o Guarani dá seus primeiros sinais de movimentação no mercado. Nos próximos dias, o clube vai confirmar o retorno de Alan Santos e a venda de Caio Dantas. Após deixar o Brinco de Ouro no final do ano passado, o zagueiro assinará contrato para a disputa do Campeonato Paulista e da Série C do Brasileiro. Já o atacante está de saída do Bugre e vai defender o Atlético-GO.
O experiente Alan Santos, de 33 anos, espera reviver no Guarani a mesma trajetória de sucesso que obteve no Vitória em 2022. Na época, ele liderou o acesso do clube baiano à Série B em uma campanha histórica.
O Vitória chegou a estar ameaçado de queda para a quarta divisão, mas conseguiu se recuperar e alcançar o improvável. Depois, já sem Alan Santos, subiu da segunda divisão para a primeira no ano seguinte e, na atual temporada, conseguiu se manter na Série A.
O executivo de futebol Rodrigo Pastana foi o responsável pela ida do jogador ao rubro-negro de Salvador na ocasião, e agora o traz ao Guarani, assim como também fez em 2023.
Alan Santos formou no Brinco de Ouro no ano passado a zaga ao lado de Lucão e teve uma trajetória de altos e baixos junto com o time. O Bugre foi um dos candidatos ao acesso à elite do Brasileiro, mas na reta final da campanha perdeu fôlego e ficou pelo caminho.
Em dezembro, o jogador deixou o clube ao não renovar o contrato e se transferiu para o São Bernardo, onde esteve até acertar o retorno agora a Campinas. Com a camisa bugrina foram 32 jogos.
Além de Vitória, Guarani e São Bernardo, Alan Santos tem passagens por Botafogo, Santos, Chapecoense, Coritiba e futebol mexicano.
CAIO DANTAS
Vice-artilheiro da Série B do Campeonato Brasileiro com 11 gols, Caio Dantas foi o principal alvo do elenco bugrino no mercado. Depois de Goiás, Portuguesa e o futebol árabe, o Atlético-GO também surgiu como interessado na aquisição do atacante e levou vantagem sobre os concorrentes.
O Goiás foi o primeiro a buscar uma negociação logo após o fim da Série B, mas, de acordo com informações da imprensa goiana, as tratativas esfriaram depois de o Guarani pedir a quantia de R$ 1 milhão para liberar o atleta. Em seguida, a Portuguesa buscou contratar o jogador por empréstimo, mas as conversas não evoluíram.
Agora, o Atlético-GO adquiriu o atacante em definitivo. A negociação envolveu uma quantia em dinheiro, cujo valor não foi revelado. O Dragão também deve ceder um jogador por empréstimo.
REFORMULAÇÃO
O elenco bugrino passará por uma reformulação em todos os setores para a temporada de 2025. Na zaga, Matheus Salustiano e Douglas Bacelar, que formaram a dupla titular na campanha do rebaixamento, não permanecerão no Brinco, assim como Pedro Henrique e Matheus Mancini. Renê Santos, Brunão e Lucas Adell têm contratos mais longos, mas, desses só o último deve seguir no clube.
Já no ataque, a expectativa é de que somente dois jogadores permaneçam: Bruno Mendes e João Victor. O primeiro teve seu contrato encerrado no último dia 30 de novembro, mas ainda existe a possibilidade de renovação em razão da ligação do jogador com o clube onde iniciou sua carreira. João Victor, por sua vez, tem contrato até 31 de dezembro de 2026 e, como sua família é residente em Campinas, a permanência deve ser confirmada.
O Guarani estreia no Paulistão diante do Botafogo de Ribeirão Preto, no Brinco de Ouro. A partida está prevista para 15 de janeiro, mas a data pode mudar, pois a tabela ainda será desmembrada pela Federação Paulista de Futebol.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram