DECLARAÇÃO 2013

Especialistas respondem novas dúvidas de internautas. Confira

Se você tem alguma dúvida, encaminhe sua pergunta para o e-mail [email protected]

15/03/2013 às 10:30.
Atualizado em 26/04/2022 às 00:33
Declaração deve ser preenchida e enviada para a Receita até o final de abril (Divulgação)

Declaração deve ser preenchida e enviada para a Receita até o final de abril (Divulgação)

Confira se sua dúvida já foi respondida pelos especialistas do IOB Folhamatic . Se você tem alguma dúvida, participe, encaminhe sua pergunta para os especialistas do IOB e da IBE-FGV para o [email protected]. Não esqueça de colocar a frase Imposto de Renda no campo assunto do e-mail. As respostas serão publicadas neste canal.

01) No ano de 2011 comprei um carro que foi pago à vista, da seguinte forma: parte do valor foi pago pelo meu pai, doando um automóvel como base de troca; a outra parte foi paga por mim através de um empréstimo consignado feito em banco. O carro ficou em meu nome. Contudo, em 2012, não precisei declarar o imposto de renda. A questão é: como declarar essa compra do automóvel/doação feita por meu pai/empréstimo consignado no imposto de renda 2013? Meu pai não é declarante.

Outras dúvidas:

a) Quando da transferência do veículo, foi expresso, na nota da transferência, um determinado valor do qual não me recordo exatamente. Como não possuo outros documentos que comprovem esse valor, devo declará-lo mesmo assim, ou devo declarar o preço pela tabela Fipe?

b) É, de fato, necessário colocar na discriminação da compra do veículo o CPF do vendedor, já que não tenho mais contato com a pessoa e não anotei seus dados na época da compra? (Jonatan)

IOB-Folhamatic - Na Declaração de Ajuste Anual exercício 2013, na ficha Bens e Direitos informe o veículo indicando os dados do vendedor e o valor efetivamente pago no ano anterior, na coluna 31/12/2011 e repita o valor em 31/12/2012. O saldo do empréstimo consignado deve ser informado na ficha “Dívida e Ônus Reais”.

02) Fui demitido em março do ano passado. Eu devo declarar a rescisão e o seguro desemprego? (Maikol Paolo Vancine)

Informe os valores da rescisão, de acordo com o Informe de Rendimentos fornecido pela empresa. O valor do seguro-desemprego pago pela Previdência Social é isento de tributação e deve ser informado na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

3) No site da receita fala-se que para fazer a entrega pessoalmente basta gravar em disquete e levar no banco do brasil e ou Caixa Econômica Federal! Mas meu computador não grava disquete, só cd. Pode ser gravado no cd mesmo? (Maikol)

 

A declaração pode ser apresentada, também, por meio de “pen-drive” ou pela Internet.

4) Em outubro eu e minha esposa trocamos de carro. Possuíamos um Classic 2005, que ainda estava sendo pago, através de financiamento. A loja onde adquirimos o outro veículo aceito o nosso com entrada. Ela quitou o financiamento junto ao banco e o saldo que sobrou ficou como entrada no novo veiculo. Como devo informar a quitação da dívida do financiamento? O saldo que foi usado como entrada deve ser informado na divida nova? Onde? Qual o valor do veiculo novo que devo declarar na relação de bens? O valor de mercado ou o valor total financiado?  (Denilson)

Na ficha “Bens e Direitos” do antigo veículo informe a operação realizada, esclarecendo que o veículo foi dado como entrada na aquisição do novo, devendo ser esclarecida a quitação do financiamento. Não preencha a coluna 31/12/2012. Abra novo item para o atual veículo, esclarecendo a forma de aquisição. Na coluna 31/12/2012, informe o valor efetivamente pago pela aquisição do novo bem, sendo o valor do antigo veículo e as parcelas pagas até 31/12/2012.

05) Olá bom dia, em 2011 sempre declarei como inseto, porém em 2012 ultrapassei o valor dos R$ 24.500 mil. Tenho também os gastos com faculdade Posso mencionar na declaração? Como fica este caso? (Josemar Faustino do Amaral)

 

Se os seus rendimentos foram superiores a R$ 24.556,65 você está obrigado à apresentação da declaração. Informe os rendimentos na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”, se for o caso, e os gastos com instrução na ficha “Pagamentos Efetuados”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por