Morador reclama de prejuízos; empresa diz que residência não tem equipamento obrigatório
Esgoto invade casa e deixa família sem saber o que fazer (Claudio Coradini/AAN)
A constante invasão de esgoto numa casa da avenida Dois Córregos, no bairro Piracicamirim, em Piracicaba, virou caso de polícia. Na segunda-feira (11), o morador Edgard Guibal teve a casa invadida novamente pela água com fezes por causa da chuva do período da tarde. Desesperado, disse que não sabe a quem recorrer para ver o problema solucionado.
Guibal, que mora no local há 10 anos, disse que seis meses atrás o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) realizou uma obra na avenida e desde esta época, toda vez que chove, sua casa é invadida pelo esgoto. "Cansei de ligar no Semae, depois mudou para Águas do Mirante, que vem aqui de vez em quando e limpa a caixa de inspeção. Acontece que chove de novo e minha casa fica cheia de fezes", declarou.
No último sábado (9), ele procurou o plantão policial onde foi registrado boletim de ocorrência, porque disse não estar mais suportando a situação. É que, na noite anterior à queixa, de acordo com o motorista, a água suja invadiu sua casa de novo.
"Na minha casa moramos só eu e minha esposa. Na vizinha há crianças. Fiz vários contatos com os responsáveis pela melhoria, por de telefonemas e requerimentos, e até agora o problema não foi solucionado.
Outro lado
Procurada pela reportagem, a Águas do Mirante informou que tomou conhecimento da situação e que vai providenciar a limpeza geral e desinfecção das residências.
Mas a empresa informou que o esgoto somente retornou para dentro das casas em questão porque essas não tinham caixa de inspeção, o que, segundo a Águas do Mirante, a instalação é de responsabilidade dos proprietários dos imóveis, que têm a principal função de evitar esse tipo de transtorno.
A empresa disse ainda que nesse local há ligação de rede pluvial (de chuva) na rede de esgoto, outra situação irregular, já que em período de chuva pode acarretar sérios prejuízos aos moradores.