Muitos profissionais sonham em chegar ao auge da sua carreira cedo. Mas escolhas erradas e solavancos podem atrasar a trajetória rumo ao topo ou mesmo fazer você se desviar no caminho. Com isso, você pode chegar aos 35 e sentir-se sem rumo.
Especialistas apontam para alguns pontos que podem ajudar nessa situação. A primeira coisa é parar para refletir: é preciso que o profissional faça uma análise em relação ao que ele quer mudar. Outra possibilidade é ajustar o foco da sua carreira.
Quando isso estiver definido, você deverá ter em mente seus pontos fortes e fracos, antes de iniciar a movimentação. Por exemplo, se o objetivo é chegar a uma posição de gestão, será preciso investir em habilidades de liderança, foco em resultado e trabalho em equipe.
LEIA TAMBÉM:
As perguntas mais estranhas ouvidas por recrutadoresChefes ruins podem ensinar coisas boasEm seguida, é hora de pensar nos reais objetivos. Saber aonde você quer chegar é o ponto de partida de um plano de carreira. A partir daí é hora de definir metas e prazos, mas sempre mantendo o pé no chão. Se a direção é oposta, ou seja, você vai mudar de profissão, provavelmente, precisará de mais tempo.
Toda e qualquer transição causa um impacto. Por isso é melhor se antecipar a ele e para não ser pego de surpresa. Por isso, atenção aos impactos social, familiar e financeiro.