SAÚDE

Escalda-pés é aposta para relaxar após o carnaval

Depois de tanta folia, seus pés também merecem um repouso

Mariane Montedori
13/02/2013 às 10:28.
Atualizado em 26/04/2022 às 04:48

Carnaval é a hora certa para curtir e se soltar neste verão tão quente que só o Brasil tem. Mas depois de quatro dias sobre um salto alto, pulando e sambando, é hora de dar uma trégua aos pés.

Os pés são a base para sustentação de toda estrutura. E na hora do samba, são eles que se destacam e comportam o peso do seu corpo em cima de um salto alto por horas de agitação. Por isso, nada melhor que uma revitalização para começar a quarta-feira de cinzas com tudo em cima. 

São vários tipos de escalda-pés para cada situação. E todos eles vão repor a energia que seus pés precisam. A terapia que usa água quente pode ser combinada com sal grosso e óleo de lavanda para ter efeito analgésico, aliviando dores e tensões. Todos eles, basicamente, possuem os ingredientes tradicionais, que consiste na água morna (na temperatura que seu corpo tolere) e sal grosso ou podem tornar-se específicos com acréscimo de outros ingredientes que ajudam a turbinar os seus efeitos de descontração. O que diferencia uma receita de outra, é a composição específica que podem variar entre pedras para descarregar energia e até essências estimulantes. A receita é simples: em uma bacia com água quente, adicione um punhado de sal grosso e cinco gotas de óleo de lavanda e deixe os pés descansarem por 15 minutos. O método, além de relaxar e aliviar o estresse, estimula a circulação sanguínea e deixa a pele mais macia e hidratada.

A receitinha completa que indicamos hoje, é de um escalda-pés relaxante, que além de hidratar e deixar a pele com um aroma refrescante, visa focar no total descanso e revitalização que seus pés precisam para continuar a semana. Confira a dica:

1. Coloque 1 litro de água quente e ½ de água fria em uma bacia grande. Dentro delas, despeje algumas bolinhas de gude no solo. Isso vai servir para massagear as solas.

2. Acrescente duas colheres de sabonete líquido, sal grosso, e 3 gotinhas de algum óleo essencial. Versões de lavanda relaxam e são uma delícia!

3. Se quiser, jogue um punhado de ervas desidratadas, como camomila, erva-doce, hortelã ou capim-limão, que têm propriedades calmantes.

4. Mergulhe os pés na infusão (até a altura do tornozelo) e fique assim por aproximadamente 20 minutos. Faça uma esfoliação rápida nos pés com o próprio sal de banho para retirar as células mortas.

5. Depois de enxugar os pés com uma toalha, aplique uma camada grossa de hidratante na pele. Procure no rótulo por substâncias como ureia, manteiga de karité, mentol e óleos vegetais. Para potencializar o efeito, vista uma meia.

Pronto, seus pés estão descansados. Se quiser, realize este procedimento pelo menos uma vez por semana. Isso evita bolhas nos pés, além de deixá-los lindos e hidratados.

VEJA TAMBÉM

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por