Um dos animais não resistiu aos maus-tratos e teve que ser eutanasiado
O Programa Bem-Estar Animal do Centro de Controle de Zoonoses de Americana (SP) atendeu no último dia 14, quinta-feira, dois equinos em situação de maus-tratos. No São Jerônimo, munícipes entraram em contato com o CCZ e relataram a presença de um cavalo debilitado. O CCZ foi até o local e junto com a Guarda Municipal de Americana resgatou o animal.
O cavalo recebeu atendimento veterinário. Ele não conseguia se locomover devido às intensas dores nos membros posteriores. O animal estava sendo maltratado por não estar recebendo atendimento veterinário adequado. O CCZ realizou o atendimento emergencial e segue com o tratamento. O cavalo já apresenta sinais de melhora. O proprietário já foi identificado e será autuado por crime ambiental de acordo com o artigo 32 da Lei Estadual 9605/98.
Caso mais grave
No Assentamento Milton Santos, um cavalo teve que ser eutanasiado devido ao estado agudo de desidratação. Também através de denúncias, fiscais e veterinário do CCZ se deslocaram ao assentamento e encontram o animal caído. Após avaliação clínica, a eutanásia foi realizada. O quadro era irreversível e o equino estava em sofrimento. O CCZ está tentando localizar o proprietário mas o cavalo não possuía microchip dificultando assim a identificação do autor do crime.
Segundo o subsecretário da Unidade de Vigilância em Saúde, Donizeti Borges, a ação faz parte da intensificação da fiscalização de equinos quanto à microchipagem obrigatória, maus-tratos e abandono em vias públicas. “É uma medida de prevenção para que não ocorram acidentes entre as pessoas e os animais de grande porte. O risco oferecido por esses animais quando soltos é muito grande. E fazendo também com que a população entenda a importância da posse responsável”, disse.
Veja também
Incêndios nos EUA matam mais de 35 animais Casos aconteceram em Liberty Township e Washington Borough, no condado de Warren ONG busca cão terapeuta que desapareceu no Chapadão O cão é usado em clínicas que atendem portadores de necessidades especiais Sistema reaproveita água da chuva em ONG de Piracicaba Isso gera mais economia para a associação que vive exclusivamente de doações OAB-SP cria comissão de defesa e proteção animal Primeiro evento já aconteceu no último dia 16 e muitos projetos estão à caminho